Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) – O Governo do Japão doou hoje oficialmente, a Cabo Verde, um conjunto de meios de mobilidade como viaturas pick-up, camionetes, e camiões-cisterna avaliados em 96 mil contos destinados ao Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros.
Financiado pelo Japão à sua congénere cabo-verdiana no âmbito do projecto “2018 Japan Economic Development Cooperation” este donativo, segundo o presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), configura-se como “um acto de generosidade e solidariedade que irá deixar uma marca indelével” na instituição que dirige.
O major Domingos Tavares disse que estas viaturas são um dos recursos mais valiosos colocados à disposição da sua equipa, ressalvando que a sua capacidade de operar em terrenos e zonas de difícil acesso desempenha um papel fundamental na prestação de assistência humanitária e no resgate de vidas em perigo.
“Em áreas afectadas por desastres naturais como enchentes, deslizamentos de terras ou incêndios florestais, que possam bloquear estradas e torná-las intransitáveis, estes veículos tornam-se essenciais para alcançar comunidades isoladas e fornecer ajudas necessárias”, explicou, destacando a sua robustez e capacidade de tracção para cruzar obstáculos intransponíveis aos veículos convencionais.
Segundo Domingos Tavares, a entrega deste donativo representa, não só, recursos materiais, explicitou, mas também a expressão tangível da amizade e cooperação entre os dois países e testemunhos de cooperação e de irmandade que une as nações em tempos de necessidade.
As contribuições generosas do Japão, referiu, serão de imenso valor para os SNPCB, especialmente em momentos difíceis e de adversidades, argumentando que à medida que vão enfrentando os desafios e lidarem com situações de calamidades e urgências, torna-se crucial contar com recursos e ferramentas adequadas para garantir uma resposta rápida e eficaz.
Já em representação do Governo nipónico, o conselheiro da Embaixada do Japão, Hirose Shinichi, enalteceu as relações existentes entre os dois países e da sua ligação pessoal com Cabo Verde, alegando ser o diplomata nipónico que melhor conhece as realidades destas ilhas, pelo que considera serem, estes materiais, indispensáveis para a melhoria do SNPCB.
Hirose Shinichi explicou que os donativos consistem em camiões cisternas, cabine duplo pick-up, camiões de controlo de qualidade de águas de entre outros meios universais adequadas a um país arquipelágico e insular como Cabo Verde, apetrechado para pôr cobro e lutar na prevenção às eventuais catástrofes naturais
SR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar