Janice Barbosa, aluna da EHTCV vence concurso internacional da gastronomia cabo-verdiana

Inicio | Cultura
Janice Barbosa, aluna da EHTCV vence concurso internacional da gastronomia cabo-verdiana
06/07/25 - 05:23 pm

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A aluna da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde Janice Barbosa, natural do Fogo, conquistou, este sábado, o primeiro lugar no concurso internacional da gastronomia cabo-verdiana integrada na primeira edição da Semana da Gastronomia.

O evento, que se encerra hoje, reuniu, durante seis dias na cidade da Praia, chefs nacionais e internacionais, especialistas, estudantes e profissionais do sector em torno de um programa diversificado que incluiu demonstrações culinárias, concursos gastronómicos, mostras de produtos locais, debates temáticos e experiências sensoriais.

No concurso gastronómico, Janice Barbosa, da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde destacou-se com o prato djagacida e feijão figueira, barriga de atum e escabeche, ao juntar o básico que aprendeu desde casa com aquilo que aprendeu na escola.

“Foi uma honra participar e ter ganho este concurso graças aos ensinamentos e orientação que tive da escola para fazer parte deste evento”, afirmou esta vencedora que já está praticamente no final do curso faltando apenas o período de estágio.

Disse ainda que esta conquista se torna num incentivo para os próximos formandos e aproveitou para convidar aos jovens que estão em casa e que querem pegar em algo para seguirem o seu exemplo.

Nesta feira, disse ter adquirido novas experiências com chefs de cozinha nacionais e internacionais e aprendeu um pouco mais sobre o mundo do turismo.

Realizado nas instalações da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), a Semana Internacional de Gastronomia integra-se no Programa Operacional do Turismo (POT 2022-2026), assumindo-se como uma iniciativa estratégica para valorizar a gastronomia nacional enquanto património cultural e factor de desenvolvimento sustentável.

Este encontro pretende afirmar Cabo Verde como destino gastronómico de excelência, promovendo a inovação e a sustentabilidade no sector, além de reforçar a ligação entre turismo, cultura e economia local.

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar