IPC enaltece importância da formação em digitalização de acervos para modernização do património cultural (c/áudio)

Inicio | Cultura
IPC enaltece importância da formação em digitalização de acervos para modernização do património cultural (c/áudio)
03/11/25 - 12:27 pm

Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – A presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Ana Samira Baessa, enalteceu hoje a importância da formação dedicada ao inventário e digitalização de acervos visando reforçar as competências técnicas nacionais na gestão e conservação do património cultural.

O IPC, em parceria com a Cooperação Espanhola, realiza, de hoje a sexta-feira, 07, na cidade da Praia, uma formação em inventário e digitalização de acervos no âmbito do Programa Acerca - Capacitação para o Desenvolvimento no Sector Cultural, com a participação de profissionais de diferentes instituições museológicas.

Na sua intervenção na cerimónia de abertura, Samira Baessa disse que esta é a quarta e última formação financiada pelo Programa Acerca este ano, marcando um "passo importante na modernização e digitalização do sector museológico cabo-verdiano".

“O Programa Acerca tem sido fundamental na capacitação do nosso quadro técnico nacional. Graças a estas formações estamos a introduzir novas metodologias e a adoptar práticas já experimentadas noutros países, o que eleva a qualidade do trabalho desenvolvido nos nossos museus”, acrescentou.

Por sua vez, a cônsul da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, Teresa Hergueta, reiterou o compromisso da Cooperação Espanhola com o desenvolvimento cultural do país, assegurando que “Cabo Verde continua a ser um país prioritário” no âmbito do Plano Director da Cooperação Espanhola.

A formação, ministrada pela especialista espanhola Mónica Rodrigues Soares, aborda temas essenciais como documentação, registo, catalogação e normalização de acervos, através de sessões teóricas e práticas.

Esta acção encerra um ciclo de formações promovidas pelo Programa Acerca em 2024, que também incluiu temas como arqueologia subaquática, acessibilidade em museus e gestão do património cultural em contexto de mudanças climáticas e riscos.

CG/SR//CP

Inforpress/Fim

Partilhar