
Cidade da Praia, 03 Nov (Inforpress) – Cerca de 120 agentes de terreno, entre inquiridores, supervisores e controladores da Praia e do Mindelo recebem formação do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o Inquérito Multiobjectivo Contínuo (IMC) do quarto trimestre de 2025.
Em declarações à Inforpress, depois da abertura da formação, o vice-presidente do INE, Fernando Rocha, explicou que a iniciativa objectiva capacitar esses agentes no domínio dos conceitos, definições, metodologia e procedimentos associados a este tipo de operação estatística, bem como nas boas práticas de recolha de dados no terreno.
Segundo Fernando Rocha, esta formação decorrerá de até ao dia 13 nos polos da Praia, na ilha de Santiago, e do Mindelo, na ilha de São Vicente.
Este inquérito terá como base uma amostra de 9.918 agregados familiares a nível nacional, com o propósito de fazer a caracterização demográfica da população cabo-verdiana e uma avaliação sobre as condições de vida das famílias, a educação e o mercado de trabalho.
Sobre o mercado de trabalho, classificou este item de “muito importante” para medir os vários indicadores sobre a evolução do emprego, o desemprego e o subemprego e outras formas de trabalho e as tecnologias de informação e comunicação.
Avançou que vão ser abordados os módulos habituais como a capacitação demográfica, as condições de vida das famílias, a questão da educação, os TIC e outras formas de trabalho e que desta vez não tem a introdução de nenhum módulo novo.
O vice-presidente do INE destacou a importância desta operação estatística para a instituição e para o país, sublinhando que é a única que se consegue responder ou dar resposta a vários objectivos.
Às famílias cabo-verdianas apelou à colaboração de todos para atingirem igualmente os seus objectivos.
Neste particular, lamentou que ultimamente o INE “tem sentido um pouco o abrandado da colaboração” por parte das famílias, destacando que é importante ter a colaboração das fontes.
Esta operação estatística que tem o financiamento de 21 mil contos do Governo, através de um empréstimo do Banco Mundial.
O IMC do quarto trimestre de 2025 decorrerá partir do dia 17 de Novembro até 30 de Dezembro deste ano.
Tem a finalidade de disponibilizar às autoridades públicas e privadas, bem como a outros utilizadores, “um conjunto de indicadores relevantes” para o acompanhamento e avaliação de políticas e programas públicos, particularmente os referentes ao Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os principais indicadores abordados destacam-se os de demografia, educação, mercado de trabalho e outras formas de trabalho.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar