Cidade da Praia, 05 Fev (Inforpress) – O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) promove esta terça feira, 06, a partir das 8h30 na Cidade da Praia, um webinar sobre os impactos sociais e económicos do cancro e como contribuir para a sua redução.
No âmbito do Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, que se assinala anualmente a 04 de fevereiro, o instituto realiza este encontro com parceiros, profissionais de saúde e sociedade civil, para uma chamada de atenção visando a contribuição das autoridades e comunidades para redução dos impactos da doença.
Segundo o INSP, em Cabo Verde o cancro constitui um problema de saúde pública, estando incluído nas três principais causas de morte no País, sendo que o cancro do aparelho digestivo é a primeira causa de morte por cancros, de acordo com o último relatório estatístico publicado do Ministério da Saúde.
Nos homens há uma grande predominância dos cancros ligados ao aparelho digestivo e da próstata, enquanto nas mulheres os mais comuns são os da mama, 50 casos e 14 óbitos, anualmente, e do colo do útero.
Na região Africana da Organização Mundial da Saúde, o cancro está a tornar-se rapidamente um dos principais problemas de saúde e são necessárias intervenções para a sua prevenção e controlo.
Pese embora progressos significativos na melhoria dos cuidados dos doentes oncológicos, muitos casos podem ser prevenidos mediante o diagnóstico precoce e adopção de um estilo de vida mais saudável.
LT/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar