Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – O Instituto Nacional da Saúde Pública promoveu hoje uma formação para a capacitação de um conjunto de líderes comunitários da cidade da Praia para a luta contra a dengue.
Nesta acção de capacitação participam líderes de todas as associações comunitárias da cidade da Praia, com o objectivo de reforçar o engajamento das populações na luta contra a doença.
A directora Nacional de Saúde, Ângela Gomes, disse à Inforpress que esta formação visa capacitar esses líderes, no sentido de alargar e reforçar esta campanha de sensibilização contra a dengue junto das pessoas através dos líderes comunitários.
Conforme informou, são 42 associações comunitárias e confissões religiosas que vão receber esta formação, enquadrada na estratégia de comunicação e sensibilização “unidu kontra moskitu pa saúdi di tudo alguen (unidos contra o mosquito para a saúde de todos)” para reforçar o engajamento da população nesta luta.
Ângela Gomes acrescentou ainda, que estas pessoas vão ser capacitadas na área de comunicação e de risco e sensibilização comunitário, no sentido de apoiar as outras equipas que já estão no terreno a fazer a pulverização domiciliária.
A directora Nacional de Saúde explicou ainda que, nesta formação, vão ser transmitidas informações adequadas para passar às pessoas no terreno, começando pela definição da dengue, como se transmite e os possíveis locais de focos.
Para diminuir estes focos, avançou que o Ministério da Saúde está a fazer várias acções desde o reforço de recursos humanos, nomeadamente, os médicos, enfermeiros, equipa de luta anti-vectorial, mobilização da sociedade civil.
Por outro lado, aproveitou a ocasião para apelar ao engajamento de todos os cidadãos e famílias, na prevenção e eliminação dos mosquitos, começando com algumas medidas, para a prevenção, designadamente, manter os reservatórios de água bem tampados, colocar o lixo no contentor e deixá-lo devidamente fechado, não deixar água acumulada em nenhum lugar, colocar a redes nas janelas, limpar frequentemente as calhas, guardar os recipientes vazios de boca para baixo, manter o pátio, terraço, quintal sem entulhos.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar