INSP promove conversa aberta para promover a saúde

Inicio | Sociedade
INSP promove conversa aberta para promover a saúde
14/12/24 - 03:03 pm

INSP promove conversa aberta para promover a saúde

Cidade da Praia, 14 Dez (Inforpress) - O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a Associação Movidoso, realizou hoje, no bairro de Achada Santo António, uma conversa aberta para promover e falar com a população sobre a possibilidade de ter mais saúde.

Em declarações à imprensa, a presidente da INSP, Maria da Luz Lima, explicou que a iniciativa se insere no âmbito do Dia Mundial da Cobertura Universal em Saúde, celebrado a 12 de Dezembro, e visa consciencializar sobre a necessidade de sistemas de saúde fortes e de uma cobertura universal com parceiros de várias áreas.

“O objectivo é promover a saúde, uma vez que Cabo Verde tem vários desafios em termos de saúde como doenças infecciosas, doenças crônicas não transmissíveis, doenças relacionadas com o comportamento como o alcoolismo, outras relacionadas com as mudanças climáticas e vários outros tipos de desafios”, referiu.

Neste sentido, o INSP, em parceria com os seus parceiros, promoveu a conversa aberta para promover a saúde e sensibilizá-los de que é possível ter mais saúde.

“Temos actividade física com a ginástica, música, temos uma nutricionista que irá nos falar em como ter mais saúde através dos alimentos, uma especialista que irá abordar a questão da saúde mental e diversas outras actividades para que as pessoas possam sentir que é possível ter mais saúde e viver mais tempo com qualidade de vida e para isso temos de saber como”, precisou.

Consta ainda uma sessão infantil para explicar às crianças como é que podem ter mais saúde neste contexto sendo que a promoção da saúde depende do indivíduo e da comunidade.

“É basicamente um convívio com várias rodas de conversas, sobre vários temas que nos ajudam a ter mais saúde”, sublinhou.

Por seu turno, o vice-presidente da Associação Movidoso, Joaquin Hernandez, disse que este convívio é uma oportunidade para promover a saúde das pessoas, principalmente das pessoas da terceira idade que fazem parte desta associação.

Para este responsável, a promoção da saúde é importante, porque não só ajuda a combater doenças, mas também a parte terapêutica das patologias.

Explicou que a Associação Movidoso tem trabalhado em prol da actividade física, mas também em acções de socialização das pessoas e promover deslocações aos sítios históricos como a museus, visitas guiadas.

O evento contou também com a participação de uma psicóloga da Verdefam, Natália Monteiro, que realçou a importância deste evento para a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas.

“Por isso que também estamos aqui para sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância da saúde principalmente nas questões ligadas à saúde sexual e reprodutiva que abrange toda faixa etária”, informou.

CT/AV//AA

Fim/Inforpress

Partilhar