Cidade da Praia, 14 Nov (Inforpress) – A administradora executiva do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), Armandina do Rosário, avançou hoje que o propósito do workshop sobre a qualidade é reunir instituições para uma troca de experiência e garantir as boas práticas na área.
Em entrevista à imprensa, após presidir à abertura do workshop denominado “Qualidade, uma cultura de melhoria contínua” no âmbito das actividades que assinalam o 33º aniversário da entidade, Armandina do Rosário, salientou que a melhoria contínua da qualidade das instituições pressupõe apreender e adoptar as melhores práticas.
Esta troca de experiência, explicou, ajuda os parceiros a ultrapassar os diversos desafios impostos a nível da previdência social, assegurando, por outro lado, a qualidade dos serviços prestados.
“Para a melhoria contínua muitas vezes uma das coisas que ajuda melhor é a troca de experiências com outras instituições que passam pelos mesmos desafios, porque mais do que ter uma certificação é conseguir mantê-la”, asseverou, acrescentando que se trata de uma ocasião para destacar o papel da qualidade e fortalecer o engajamento organizacional.
Desde 2017, recordou, o INPS tem certificado os processos, o que auxilia na padronização e no tratamento igualitário entre todos os utentes.
“Isso garante uma melhor eficiência, diminuição de erro e acima de tudo a maioria dos serviços para o cidadão. No caso da segurança social, a qualidade não é uma opção, é uma obrigação porque é uma instituição que deve aprimorar sempre os serviços que deve prestar aos seus beneficiários”, frisou.
LT/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar