Independência/50 anos: Programa de celebrações vai envolver todas as gerações com destaque para juventude

Inicio | Política
Independência/50 anos: Programa de celebrações vai envolver todas as gerações com destaque para juventude
09/04/25 - 01:59 pm

Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) – O programa oficial das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional foi apresentado hoje, na Praia, devendo arrancar este mês e prolongar-se até finais de Dezembro, envolvendo todas as gerações com destaque para a juventude.

A abertura oficial das comemorações dos 50 anos de Cabo Verde como país independente está marcada para o dia 25 de Abril, na cidade do Mindelo, em São Vicente, enquanto a ilha do Sal será palco do fecho dessas celebrações com um “grande evento”, em Dezembro, mas o ponto alto do programa comemorativo acontece no dia 05 de Julho, na cidade da Praia.

Na apresentação pública do programa que vai servir de base para a realização das actividades, no país e na diáspora, o secretário da comissão executiva dessas festividades, António Lopes da Silva, avançou hoje, em conferência de imprensa, que as comemorações serão organizadas em três eixos, designadamente, “Memória e identidade”, “Desenvolvimento e conquistas” e “Futuro e inovação”.

“Queremos envolver todas as gerações, com destaque para a juventude, e todas as ilhas, bem como as nossas comunidades na diáspora. Vamos lançar também uma plataforma digital interactiva, para divulgar a programação, recolher depoimentos, disponibilizar imagens e documentos e vídeos históricos ao público. E porque o futuro depende do que fizermos agora, vamos lançar uma campanha nacional dedicada às novas gerações: O futuro é agora, o futuro és tu”, manifestou.

Segundo a mesma fonte, o tema da campanha será uma mobilização para inspirar, capacitar e valorizar a juventude cabo-verdiana como protagonista do desenvolvimento do país.

“As comemorações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde, de liberdade e de democracia, são de todos e para todos. Temos de participar todos. Afirmar o orgulho de ser cabo-verdiano e ajudar a construir com esperança e ambição os próximos 50 anos da nossa história”, concretizou.

As actividades que decorrem sob o lema “Cabo Verde, Nôs Orgulho, Nôs Futuro”, mediante programa diversificado, participativo, incluindo conferências, exposições, espectáculos culturais, publicações, intercâmbios com a diáspora, actividades cívicas, concursos e homenagens, estão orçadas em 50 mil contos, disponibilizados pelo Governo, contando também com a participação “activa e efectiva” das empresas, instituições e da comunidade internacional.

“Vamos festejar o que de bom fizemos aqui em Cabo Verde. Serão momentos históricos da união nacional, de reflexão sobre o passado, de celebração do presente e de projecção do futuro que todos queremos construir juntos”, sublinhou António Lopes da Silva, conhecido também por Tober.

As celebrações do quinquagésimo aniversário da Independência de Cabo Verde vão contar com convidados internacionais, principalmente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) nas conferências, mas também dos países amigos que têm contribuído para o desenvolvimento do país.

SC/HF

Inforpress/Fim

Partilhar