Espargos, 23 Fev (Inforpress) - Os sindicatos representativos dos trabalhadores da CV Handling mostraram-se hoje preocupados com o processo de privatização da empresa que presta assistência ao transporte aéreo nos aeroportos e aeródromos do país, sem as devidas informações para os trabalhadores.
A presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINCAP), Maria de Brito expôs essa preocupação em conferência de imprensa, no Sal, após um encontro com o secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota, um dia depois da apresentação na ilha do processo de privatização da empresa.
Conforme Maria de Brito, os sindicatos não são contra as privatizações, sendo o caso da CV Handling (CVH), segundo ela, já expectável desde a sua criação em 2014.
“O que nos preocupa, é o facto deste e outros processos idênticos estarem a ser feitos sem informações para os trabalhadores, que são o principal activo da empresa, chegando as informações sempre em cima do joelho, quando o facto está praticamente consumado”, indicou.
“Isto tudo, traz-nos uma grande preocupação com relação aos interesses dos trabalhadores, quanto às garantias e direitos destes, algo que é normal em qualquer processo desta natureza, que impacta a vida dos trabalhadores”, acrescentou.
A sindicalista esclareceu que essa preocupação acresce ainda mais, quando, “um número significativo dos trabalhadores da CV Handling já passou por um processo idêntico, o da transferência da TACV, para a CVH, em 2014”.
“Um processo até hoje inacabado, pode-se dizer mesmo que houve incumprimento por parte das sucessivas administrações da CVH, no sentido de cumprir na íntegra o que ficou estipulado em vários memorandos e deliberações”, justificou.
É neste sentido que Maria de Brito justificou o pedido do encontro com o Governo, com o objectivo de munir de informações, estarem em condições de ajudar os seus associados e garantir que o processo seja feito com estrito respeito às leis do país.
A mesma fonte garantiu, entretanto, que foram obtidas durante o encontro, informações e garantias, nomeadamente em como tudo o que são direitos dos trabalhadores serão “escrupulosamente” respeitados.
“Gostaríamos de deixar uma mensagem de confiança, serenidade e tranquilidade aos trabalhadores da CVH, dizendo-lhes, que os sindicatos estão atentos e vão fazer de tudo ao seu alcance para que os direitos e as garantias de cada trabalhador, sejam salvaguardados”, concluiu.
Além do SINCAP, o encontro com o secretário de Estado das Finanças contou com a presença de representantes do Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Comunicações e Turismo (SIMETEC), do Sindicato de Transportes, Telecomunicações, Hotelaria e Turismo (SITTHUR) e do Sindicato do Comércio, Transportes e Administração Pública (SICOTAP).
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar