Santa Maria, 14 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse no domingo, na ilha do Sal, que as intervenções de emergência no pontão de Santa Maria, destruído parcialmente na sexta-feira, por fortes ondas, iniciam ainda nesta semana.
Para estes trabalhos de emergência, indicou que vai ser despoletado o processo de utilização do Fundo Nacional de Emergência para fazer uma intervenção rápida de reabilitação.
Entretanto Ulisses Correia e Silva, aproveitou para anunciar que no próximo dia 30 deste mês, vão ser abertas as propostas do concurso de reabilitação do pontão de Santa Maria.
“Tivemos um fenómeno natural que acabou por estragar uma parte do pontão, bem no momento em que estamos prestes a abrir, no dia 30 de Outubro, as propostas do concurso de reabilitação do pontão”, frisou.
“Este projecto, orçado em 480 mil contos, engloba o aumento de extensão do pontão por mais de 80 metros, expansão do cais, inclui infra-estruturas de apoio à pesca, parte de apoio às embarcações de pesca, de recreio e de mergulho”, sustentou.
“É um investimento para dar a Santa Maria um pontão requalificado, mas muito mais qualidade e com muito mais valências em termos de serviço daquilo que estava a prestar”, continuou.
Para concluir, Ulisses Correia e Silva garantiu que “brevemente” o concurso para execução das obras também será aberto e vai começar a “luta para fazer um investimento forte”, naquilo que é um dos pontos mais visitados de Santa Maria.
O pontão de Santa Maria, símbolo turístico da ilha do Sal, foi na sexta-feira parcialmente destruído, depois do agravamento do estado do mar, que afectou as zonas costeiras da ilha, resultado da passagem de uma onda tropical.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar