Espargos, 16 Mai (Inforpress) - “Ser família em Cristo” foi tema de uma palestra ministrada quarta-feira pela Paróquia de Santo António em Espargos, visando consciencializar os presentes sobre o valor da família, em meio a tantas propostas da sociedade sobre o conceito da família.
A palestra foi conduzida pelo casal Ernestina e Benvindo Lopes, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de Maio.
Acontece também no âmbito da semana das vocações visando “enriquecer” a comunidade e passar um pouco da experiência que possuem enquanto casal com mais de 35 anos de matrimónio.
“Sendo dia da Família e também enquadrado na semana das vocações, achamos pertinente este tema ‘Família em Cristo’, numa altura em que as nossas famílias estão descaracterizando o modelo da família cristã", frisou.
Ainda conforme a mesma, durante a conversa foi possível versar sobre a realidade da igreja antiga, os pilares que sustentam a vida familiar e as riquezas que vivem dentro dos movimentos da igreja, a seu ver que pode contribuir para enriquecer a comunidade.
Da mesma forma manifestou-se preocupada com os desafios que se colocam ao sacramento do matrimónio nos dias de hoje, pois, segundo Ernestina Lopes, é “extremamente importante aceitar o outro como é e se ajudarem a construir no amor de Deus”, sintetizou.
Da mesma forma, o padre Eliseu Lopes, pároco da paróquia de Santo António, disse que esta palestra é no sentido de mostrar “que a família é um valor sempre eterno, que não sai da moda”.
“Embora hoje em dia tenha muitos atentados contra a família, e muitos valores se perdem, nós como católicos cristãos devemos cultivar esses valores que passam pelo amor, perdão e família, segundo plano de Deus”, defendeu.
O padre instou a todos a incutir nos outros mensagens cristãs, principalmente numa altura em que a sociedade “oferece muitas propostas sobre a família”, e dar o melhor testemunho como cristãos e família.
O pároco concluiu deixando uma mensagem de apelo às famílias para se tornarem “santuário de vida e de amor”, onde cada um cuida do outro e todos deixam ser cuidados por Deus.
“João Paulo II dizia que a família torna-te aquilo que és. Família é o património e o futuro da sociedade vai depender muito daquilo que a família é e procura ser a cada dia”, concluiu.
A celebração do Dia Internacional da Família esteve dividido em três momentos, o primeiro “Adoração ao Santíssimo Sacramento”, seguido de um segundo momento reservado à palestra sobre “Família em Cristo” e terminou com a missa e bênção das famílias paroquial.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar