Santa Maria, 27 Ago (Inforpress) - Os operadores económicos da cidade turística de Santa Maria, na ilha do Sal, mostraram-se expectantes com o anúncio do Ministério do Turismo do concurso para adjudicação da obra de reabilitação do pontão de Santa Maria.
O anúncio, que foi feito no início deste mês, visa a selecção de uma empresa para a reabilitação do pontão Santa Maria e zonas circundantes, com um orçamento de 400 mil contos.
O projecto integra o Programa Operacional do Turismo e visa a reabilitação do “mais importante” ponto de interesse turístico da ilha do Sal, pelo número de visitantes que recebe diariamente.
Numa ronda pelo pontão de Santa Maria, a Inforpress pôde constatar que o projecto, que já havia sido anunciado em outros tempos, ainda é aguardado com ansiedade, principalmente porque, conforme os operadores, vai dar uma nova dinâmica a este cartão de visita da ilha do Sal.
Para o empresário comercial Renato Evarchi, é uma obra que vai proporcionar aos visitantes e a toda população local, melhores condições para poderem apreciar um dos pontos turísticos mais visitados na ilha.
“Eu acredito que tanto as obras para requalificação do pontão, o melhoramento da estrada que liga as duas cidades, ou qualquer outra intervenção que possa ser feita na ilha e em Santa Maria, vai ajudar todas as áreas de exploração aqui, principalmente porque beneficia os próprios moradores”, explicou.
Segundo o mesmo, este é um ponto de sobrevivência de muitos residentes, que precisam viver “bem e com dignidade”, para poderem receber bem os visitantes que chegam para conhecer a ilha.
“Todos juntos podemos obter melhores resultados, obviamente que o pontão, estando reabilitado, dará uma ajuda extra para aumentar o número de visitantes”, frisou.
Mesma opinião tem o instrutor de motos aquáticas Rary Soares, que aproveitou para apelar que o projecto seja executado “assim como anunciado”.
Ravy Soares diz esperar que o sistema de desembarque, tratamento e venda do pescado, seja revisto, para melhor higiene de um produto que depois vai chegar aos pratos das pessoas.
Para a vendedeira de comida pronta Zuleica da Cruz, com a reabilitação, tanto ela como as companheiras de luta, vão poder ter espaços condignos para venderem as suas refeições que preparam em casa e que são muito solicitadas pelos trabalhadores locais.
Ademais precisou que os turistas vão poder desfrutar de um ambiente mais agradável.
Já para os artesãos que diariamente estão sentados no pontão a fazer as suas obras de arte, o pedido é no sentido de “cada um ter a sua própria barraca” que os protege e onde possam guardar os seus produtos que garantem sustento das famílias.
O pontão de Santa Maria, que é uma infraestrutura de apoio para actividade de pesca em Santa Maria e, igualmente por ser o ponto de apoio para actividades náuticas associadas ao turismo, tem tido um papel relevante na economia da ilha.
O projecto ora apresentado, conforme o Ministério do Turismo, contempla o reforço dos pilares, o alargamento e a extensão do cais e a melhoria das condições de trabalho para os pescadores e para as peixeiras que diariamente labutam no local.
Paralelamente a estas obras, o ministério, tem previsto outras obras de requalificação da praia de Santa Maria, designadamente introdução de sinalética, postos de vigia para os nadadores-salvadores, quiosques e infraestruturas para pessoas com locomoção reduzida.
O número de turistas que visitaram Cabo Verde em 2023 atingiu 877.892, correspondendo a um aumento de 24,4 por cento (%) face a 2022.
Dos países emissores, Portugal foi o quarto maior mercado emissor de turistas para Cabo Verde em 2023, com 9,8 % do total de turistas, enquanto o Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor, representando 35,3 % dos turistas.
Cabo Verde, conforme dados estatísticos, recebeu ainda turistas da República Checa, França, Itália, Suécia, Espanha, Luxemburgo, Suíça, Estados Unidos e Brasil.
NA/CP
Inforpress/Fim
Partilhar