Ilha do Sal: Ministro da Cultura faz balanço positivo da primeira visita à ilha

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Ministro da Cultura faz balanço positivo da primeira visita à ilha
16/09/24 - 03:46 pm

Espargos, 16 Set (Inforpress) – O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) sublinhou hoje, no Sal, que o balanço da sua primeira visita enquanto tutela da pasta, é “positivo”, tendo tido a oportunidade de auscultar parte das forças vivas culturais da ilha.

Augusto Veiga fez essa consideração à imprensa, na Biblioteca Municipal, logo após um encontro entre o governante e a Liga do Carnaval da ilha do Sal e os responsáveis dos grupos, nesta que é a sua primeira visita à ilha para constatar “in loco”, a área que agora tutela.

“O balanço para nós é positivo, tivemos a oportunidade de visitar as escolas que estão dentro do programa de Bolsa de Acesso à Cultura, que estão a fazer um trabalho a nível social extremamente importante, em especial em Terra Boa e também a associação de Chã de Matias”, sublinhou.

A mesma fonte disse que teve a oportunidade de visitar o Centro Cultural de Santa Maria e encontros com grupos que representam a dinâmica do teatro na ilha, finalizando nesta segunda-feira com um encontro com os grupos de carnaval.

Augusto Veiga adiantou ainda que teve encontros mais informais com a câmara municipal, mas que deverá voltar em breve ao Sal para reunir formalmente com a câmara municipal e também com os actores da área cultural.

Depois da sua visita, segundo a mesma fonte, o mais urgente para a ilha do Sal, e que é “muito importante” para a ilha, é a necessidade de um centro de arte e cultura.

“Achamos que a nível cultural o Sal está cada vez mais evoluído e que já há necessidade de um auditório, que tenha uma parte para exposições e também a nível das escolas, também de arte e musical, que haja um novo espaço também que dê dignidade, a todos os usuários”, destacou.

Sublinhou igualmente que há necessidade apenas de um maior financiamento para poder pensar também no melhoramento de várias infra-estruturas que existem no Sal.

A tutela da Cultura e das Indústrias Criativas garantiu que “muito em breve” quando tiver um encontro oficial com a câmara municipal, na pessoa do seu presidente, Júlio Lopes, será possível anunciar uma data para essas obras.

“Nós temos uma noção clara da evolução cultural da ilha do Sal a nível da qualidade e a nível dos números que têm aumentado de artistas aqui no Sal em todas as áreas, desde as artes plásticas, passando pelo teatro, pelo carnaval e terminando, por exemplo, na música”, destacou o ministro.

Para concluir, frisou que “claramente as coisas estão a evoluir no bom sentido na ilha, e com um pouco mais de investimento pode melhorar ainda mais”.

A tutela do MCIC iniciou a sua primeira deslocação à ilha do Sal no dia 12 de Setembro, com visita às escolas beneficiadas no âmbito do programa Bolsa de Acesso à Cultura, no Centro Cultural de Santa Maria, Museu do Sal, na Escola de Música Tututa Évora participou das actividades culturais por ocasião do município do Sal, de entre eles o concerto musical nas salinas e no festival de música de Santa Maria.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar