Espargos, 11 Out (Inforpress) – A Associação Solidária de Desenvolvimento da Ilha de Santiago (ASDIS) procedeu na tarde de hoje, em Espargos, ao lançamento oficial da cooperativa de microcrédito, visando oferecer soluções financeiras acessíveis, através de microcréditos, aos investidores na ilha.
Conforme a coordenadora da cooperativa na ilha de São Nicolau, Paula Felisberto, esta iniciativa tem como objectivo promover a “autonomia financeira e social” das pessoas, sendo uma “excelente oportunidade” para as comunidades beneficiarem de recursos que podem melhorar a qualidade de vida e fomentar o desenvolvimento económico local.
“O nosso objectivo para mais esta região é conseguir chegar junto da população, tanto em Espargos como em Santa Maria, para dar um impulso na economia da ilha e a ADSIS vai iniciar as suas actividades aqui na ilha do Sal, através de um projecto do Governo visando a inclusão produtiva”, explicou.
Para o início das actividades, a cooperativa já dispõe de duas técnicas na ilha, que vão fazendo os trabalhos de terreno, juntamente com as pessoas mais vulneráveis da ilha.
“A cooperativa trabalha no sentido de facilitar o crédito para as pessoas de baixa renda, que têm menos possibilidade junto da banca, e fazer crescer até chegar a um patamar de conseguir créditos bancários com mais facilidade”, continuou.
“Além do microcrédito, nós temos outro serviço que é a transferência de dinheiro e de câmbio, para facilitar as pessoas ainda mais. O nosso crédito é abrangente, porque nós conseguimos abranger a agro-pecuária e também o crédito de consumo para as pessoas conseguirem melhorar as suas vidas”, explicou.
Paula Felisberto explicou que os créditos da ASDIS começam com valores de cinco mil escudos, na intenção de facilitar os mais vulneráveis, mas pode chegar até ao milhão de escudos cabo-verdianos.
A mesma fonte sublinhou que a cooperativa, a partir de São Nicolau, tem “muitos” clientes na ilha do Sal, que tem procurado a ASDIS, por isso a ambição de ter presença física na ilha.
A ASDIS tem sede na ilha de Santiago e chegou à ilha de São Nicolau em 2009. Neste momento possui sete agências físicas e mais de 40 colaboradores.
Durante o evento da apresentação da cooperativa de microcrédito no Sal, foi apresentado o funcionamento da cooperativa, as vantagens do microcrédito e como esse serviço pode ser uma ferramenta “valiosa” para o crescimento económico e a inclusão social das comunidades.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar