Ilha do Sal vai acolher Congresso da Confederação Africana de Voleibol com presença de 54 federações

Inicio | Desporto
Ilha do Sal vai acolher Congresso da Confederação Africana de Voleibol com presença de 54 federações
28/09/26 - 01:43 pm

Espargos, 28 Set (Inforpress) – A ilha do Sal acolhe nos dias 03 e 04 de Outubro o Congresso da Confederação Africana de Voleibol (CAV), evento continental que reunirá cerca de 180 delegados de 54 federações e representantes internacionais da modalidade.

A informação foi avançada hoje em conferência de imprensa na ilha do Sal pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Voleibol (FCV), António Rodrigues, e pelo delegado do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) no Sal, Jordan Gomes.

Segundo António Rodrigues, a escolha de Cabo Verde para acolher o “magno evento” resultou de uma candidatura apresentada na sequência de uma visita oficial realizada à sede da CAVB, em Marrocos, pelo antigo ministro do Desporto, Carlos Monteiro. 

A proposta cabo-verdiana foi aprovada por maioria numa das reuniões do organismo continental.

"É um evento a nível continental que aparentemente só tinha sido realizado nos países ditos da África Branca, como Marrocos e Egipto. Nós apresentamos essa candidatura, que foi sujeita à votação e aprovada pela maioria dos participantes, que viram a nossa candidatura como uma possibilidade de Cabo Verde receber um evento de tamanha grandiosidade", destacou o presidente da FCV.

O dirigente sublinhou igualmente a posição de relevo de Cabo Verde nos órgãos de decisão do voleibol africano e mundial para a validação desta candidatura, lembrando que desempenha as funções de primeiro vice-presidente da CAV, responsável pelo voleibol de praia, além de integrar a Comissão de Massificação e Promoção da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

A comitiva, composta pelas várias subcomissões da CAV, entre elas disciplinar, desenvolvimento, arbitragem, ética e voleibol de praia, e dirigentes internacionais, começa a chegar à ilha a 01 de Outubro. 

A equipa técnica da confederação africana já se encontra no terreno a preparar os aspectos logísticos, estando prevista para a noite de hoje a chegada do presidente da CAV. 

O evento terá transmissão em directo, o que, no entender de António Rodrigues, colocará o país sob os holofotes internacionais.

Por seu turno, o delegado do IDJ no Sal, Jordan Gomes, felicitou a federação pela iniciativa e reiterou o compromisso da instituição governamental no apoio ao desporto nacional.

"É um evento importante que reúne elementos da Federação Africana e da Federação Internacional de Voleibol. Cabo Verde vai ser o centro de discussão da modalidade nesses dias. Sabemos que o desporto hoje em dia é um factor importante para o desenvolvimento do país e para a promoção do turismo", sustentou Jordan Gomes, reafirmando a total disponibilidade do IDJ na colaboração para o sucesso do certame.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar