Ilha do Sal: Travessia Sal-Boa Vista Downwind celebra o Dia Mundial dos Oceanos e homenageia pioneiro dos desportos náuticos

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Travessia Sal-Boa Vista Downwind celebra o Dia Mundial dos Oceanos e homenageia pioneiro dos desportos náuticos
07/06/25 - 06:07 pm

Espargos, 07 de Junho (Inforpress) – A Associação de Desportos Náuticos da Boa Vista e a Associação de Surf da ilha do Sal preparam, para este domingo, a travessia Sal-Boa Vista Downwind, uma iniciativa que consiste na travessia de “kite” entre as duas ilhas.

A travessia integra as celebrações do Dia Mundial dos Oceanos que, este ano têm a Ilha da Boa Vista como epicentro, por iniciativa do Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Mar.

Em declarações à Inforpress, o membro da organização, Sanny Fonseca, detalhou que a travessia contará com a participação de cerca de dez surfistas, cinco da Boa Vista e cinco da ilha do Sal, com o objectivo de celebrar o Dia Mundial do Oceano.

Um dos pontos altos do evento será a homenagem a François Gui, figura crucial no desenvolvimento dos desportos náuticos em Cabo Verde.

A chegada na Boa Vista será no Wind Club de François Gui, um reconhecimento merecido ao "pai do windsurf" na ilha e um grande impulsionador da dinâmica desportiva náutica local.

"François Gui fez essa travessia há alguns anos e ele promove aquilo que é quase o ecossistema à volta do desporto náutico", salientou Sanny Fonseca, sublinhando a importância desta homenagem ao seu valioso contributo.

A equipa da Boa Vista chegou esta sexta-feira, 06 de Junho, ao Sal para um intercâmbio com a associação de surfistas local.

Amanhã, antes da travessia, haverá um encontro para delinear os trâmites de segurança.

A partida está prevista para as 08h00 de domingo, da Praia de Kite Beach em Santa Maria e a chegada na Boa Vista é esperada no Estoril (Wind Club de François Gui), por volta das 11:00-11:30.

Sanny Fonseca revelou que o objetivo é transformar a Travessia Sal-Boa Vista Downwind num evento anual e internacional.

Fonseca destacou a importância estratégica das duas ilhas para o turismo cabo-verdiano, uma vez que representam mais de 80% do volume turístico do arquipélago.

O membro da organização fez um apelo a todos os amantes de desportos náuticos e surf para que se juntem e contribuam para o melhor aproveitamento da economia azul em Cabo Verde.

Embora a participação deste ano seja exclusiva de cabo-verdianos, a intenção é que, a partir do próximo ano, o evento tenha participação internacional.

"Nós temos três campeões mundiais de surf, nós temos um campeão mundial de wing foil, que é de Boa Vista, Wesley Brito. Portanto, nós temos um capital e temos um percurso já feito. O que nos resta fazer é capitalizá-lo e ter o melhor dividendo de todas as oportunidades que nós temos", concluiu Sanny Fonseca, optimista com o potencial de Cabo Verde como destino turístico e com a consolidação dos desportos náuticos.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar