
Espargos, 23 Dez (Inforpress) – A Rede Local de Protecção da Criança, no Sal, apresentou hoje os resultados do projecto de "Reforço da capacidade técnica das estruturas de cuidado infanto-juvenil", destacando um balanço positivo no mapeamento institucional e na formação de cuidadores.
Em declarações à imprensa após a cerimónia, a responsável técnica da rede local, Zandira Brito, sublinhou que um dos maiores ganhos quantitativos foi a criação de um documento compilado que situa geograficamente todas as estruturas de cuidado da ilha e traça o perfil profissional de quem nelas trabalha.
Segundo a responsável, os resultados qualitativos demonstram uma "ideia clara" sobre a qualidade dos profissionais no Sal.
"Apesar de ainda não termos um perfil de cuidadores com formação de base em matéria de cuidados de infância, temos cuidadores muito empenhados em adquirir conhecimentos e competências", afirmou Zandira Brito.
O projecto, que visava a prevenção da violência sexual infantil e a promoção dos direitos da criança, conseguiu um “forte engajamento” a curto prazo, com os cuidadores a participarem activamente nas formações e na partilha de dúvidas.
Apesar do “sucesso” nas estruturas formais, a responsável admitiu que o mapeamento das estruturas informais, pessoas que cuidam de crianças nas suas próprias residências, de dia ou de noite, ficou aquém das metas desejadas.
"Não tivemos a possibilidade de fazer um mapeamento que nos deixe seguros em relação a isso", explicou, lançando um apelo directo a todas as pessoas que trabalham no sistema informal que se aproximem da Rede.
Zandira Brito destacou que a articulação entre parceiros como o Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA), a Delegação Escolar, a Associação Chã Matias e a Câmara Municipal é a prova de que o sistema de protecção na ilha está a funcionar.
A conclusão deste projecto foi possível através do co-financiamento do Instituto Camões da Cooperação Portuguesa, contando, também, com o apoio de parceiros locais e nacionais.
A responsável garantiu que a monitorização continuará para aferir os resultados a longo prazo e que o empenho demonstrado pelos cuidadores motiva a busca por novos financiamentos para projectos semelhantes.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar