Ilha do Sal: Programa Future Shaper quer empoderar comunidade local para responder aos desafios do turismo sustentável

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Programa Future Shaper quer empoderar comunidade local para responder aos desafios do turismo sustentável
25/03/25 - 09:19 pm

Espargos, 25 Mar (Inforpress) – O programa Future Shaper quer empoderar a comunidade salense com empreendimentos de impacto social e económico, capacitando jovens e empreendedores locais para que possam responder aos desafios do turismo sustentável.

A garantia foi dada na cidade de Santa Maria, Ilha do Sal, pelo gerente do programa em Cabo Verde, Samir Pereira, durante um evento de apresentação do programa Tui Future Shaper, desenvolvido pela TUI Care Foundation.

Conforme o mesmo, neste momento o programa está a trabalhar com “três principais grupos”, sendo jovens, empreendedores e organizações da sociedade civil, no sentido de lhes capacitar e dar as ferramentas necessárias para conseguirem desenvolver as suas actividades da melhor forma.

Por isso, dentro das actividades do programa, o objectivo é focar na capacitação dos jovens, dos empresários e dos líderes comunitários, mas também focar na criação de programas com duração de alguns meses e estruturados.

“Isso para lhes guiar e dar as ferramentas de forma muito estruturada dentro daquilo que são as actividades que eles próprios querem desenvolver (…) acreditamos que é necessário fazer esse trabalho conjunto com a comunidade local, com as empresas e as instituições locais, porque sozinhos não vamos conseguir chegar lá”, continuou.

Samir Pereira adiantou que, neste momento, o programa está a trabalhar para mobilizar parceiros, para trabalhar com a comunidade local, sejam as instituições públicas, empresas privadas ou as organizações da sociedade civil.

Quanto ao financiamento sublinhou que a ideia é “ter também um programa de incubação de negócios”, acreditando que juntar tudo isso “é muito importante” para capacitar os empreendedores que vão participar e dar-lhes a “orientação necessária”, mas através de um programa de incubação fazer todo o acompanhamento.

Já para o chefe de iniciativas estratégicas do programa TUI Future Shaper, Miguel Figueroa, o programa busca “gerar oportunidades de emprego” na ilha do Sal e, assim, trabalhar as cadeias de valor do turismo dentro da ilha.

“Queremos que este programa vá muito mais além dos hotéis, que passe aos restaurantes, transporte e artesãos. O que buscamos com o programa Future Shaper é possibilitar que os empreendedores desenvolvam novas oportunidades de negócios”, sublinhou.

O projecto Tui Future Shaper, da TUI Care Foundation, é uma iniciativa que ambiciona capacitar jovens, empreendedores locais e organizações da sociedade civil para responderem aos desafios do turismo sustentável em Cabo Verde, reforçando, ao mesmo tempo, a economia e a coesão social.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar