Ilha do Sal: MIOTH reconhece desafios da gestão de condomínios e pondera novos modelos de habitação

Inicio | Sociedade
Ilha do Sal: MIOTH reconhece desafios da gestão de condomínios e pondera novos modelos de habitação
06/10/25 - 04:43 pm

Espargos, 06 Out (Inforpress) – O ministro das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), Victor Coutinho, reconheceu hoje que a gestão de condomínios em empreendimentos sociais construídos em banda representa o "calcanhar de Aquiles" das políticas habitacionais em Cabo Verde.

A declaração foi feita hoje durante as celebrações do Dia Mundial do Habitat na ilha do Sal, onde o ministro anunciou que o Governo está a desenvolver um manual e um regulamento de gestão de condomínios para enfrentar o desafio.

Victor Coutinho admitiu que, embora a tipologia em prédios seja frequentemente necessária devido à “escassez de solo e ao custo de construção”, o MIOTH está a introduzir sinais de alteração do modelo com habitações individuais em algumas ilhas.

"Acho que hoje podemos já afirmar que a problemática da gestão do condomínio é um dos calcanhares de Aquiles. Nós temos de resolver, porque já é uma realidade, é um facto, nós construímos as edificações em banda, que agora temos famílias a coabitarem em espaços que têm espaços comuns e espaços privados, que têm desafios naturalmente", afirmou o ministro.

"Claro que temos de combinar sempre vários factores, a disponibilidade só de terreno infra-estrutural, porque também não podemos alargar a construção, cada um com uma casa individual, porque temos um problema de solo," continuou Coutinho.

O mesmo destacou que o país já tem um problema de território, então a ideia é “combinar a ocupação de solo com o mínimo de ocupação possível”.

Entretanto, apesar das limitações, o ministro indicou que o Governo já está a introduzir sinais de alteração do modelo de construção em algumas regiões, respondendo ao debate e às necessidades específicas das famílias.

"Já temos uma experiência, em São Vicente, onde as famílias foram abrigadas em habitações individuais," referiu.

O mesmo modelo de residências individuais está a ser aplicado em zonas rurais de Santiago, nomeadamente em São Salvador do Mundo e São Miguel.

Victor Coutinho concluiu, reiterando que o Governo está aberto à discussão e reflexão sobre a melhor tipologia de habitação, garantindo que "é pacífico fazer essa reflexão, sempre tendo em conta o território e o custo da construção".

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar