Ilha do Sal: Ministro dos Transportes e Turismo destaca “boas impressões” na primeira visita (c/áudio)

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Ministro dos Transportes e Turismo destaca “boas impressões” na primeira visita (c/áudio)
12/02/25 - 03:03 pm

Espargos, 12 Fev (Inforpress) – O Ministro dos Transportes e Turismo destacou hoje, na ilha do Sal, as “boas impressões” da sua primeira visita de trabalho às empresas e instituições ligadas aos transportes e turismo, destacando principalmente os investimentos da Cabo Verde Airports.

José Luís Sá Nogueira deixou estas considerações no final dos encontros com o CEO da Cabo Verde Airports, Jorge Benchimol, e com o presidente do conselho de administração da ASA, Moisés Monteiro.

Nesta que é a sua primeira deslocação à ilha do Sal, enquanto tutela das pastas do Turismo e Transportes, José Luís Sá Nogueira sublinhou que a Cabo Verde Airports, concessionária dos aeroportos de Cabo Verde, têm uma carteira de investimento “muito importante” para a mundialização dos aeroportos.

“A primeira fase, que nós chamamos da Fase A, já está praticamente concluída com uma taxa de implementação de quase 80% de investimentos em todos os aeroportos de Cabo Verde, que consiste na melhoria das pistas, no investimento em termos de energia renovável, portanto investindo fortemente na sustentabilidade ambiental”, sublinhou.

Destacou, entretanto, que ainda há muito por fazer, mas que acredita que o Governo fez na concessão de aeroportos uma aposta acertada.

Quanto aos desafios que tem pela frente em relação ao ministério que agora tem sob sua alçada, frisou que a nível do turismo “as coisas estão bem encaminhadas”, mas tem vários instrumentos de intervenção estratégica.

“Desde os ‘masterplan’ a nível de cada uma das ilhas, o plano da operação turística, com um conjunto de projetos para melhoria, em termos de qualificação urbana e em termos de gares marítimas para que os passageiros possam ter melhor conforto, cais, portos, a própria estrada que liga a Santa Maria, que está previsto para terminar ainda este ano”, elencou.

“Há também um conjunto de infraestruturas para suporte de desenvolvimento turístico e melhoria de tudo o entorno de acesso às instâncias turísticas e um paisagismo que dá conforto ao turista (…) portanto tudo está sendo feito, com um conjunto de projetos que nós vamos implementar ainda este ano e outros já estão em execução”, reforçou.

Neste sentido, afirmou que a estratégia é “acertada”, com os resultados à vista, exemplificando que o país já ultrapassou o recorde de 2019 e já ultrapassou a perspetiva programada para 2024, o que tem impulsionado também a conectividade aérea internacional.

Questionado sobre o andamento do dossiê da reconstrução do Pontão de Santa Maria, um atractivo turístico na ilha e “ganha pão” de muitas famílias, o ministro garantiu que já se fez o concurso e neste momento a fase é de avaliação, esperando que no mês de Março o processo esteja concluído para se poder avançar com as obras.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar