Espargos, 11 Jul (Inforpress) – A TUI Future Shaper House, em parceria com a TUI Care Foundation, lançou hoje na cidade de Santa Maria, o programa “Xpedientá”, para apoiar empreendedores da ilha do Sal no desenvolvimento e crescimento de negócios “com impacto real”.
Esta iniciativa de incubação, apresentada pelo gestor da TUI Foundation, Samir Pereira, promete ser um “catalisador para o desenvolvimento de negócios” com “impacto real”, visando fortalecer a economia local e promover a sustentabilidade.
O nome "Xpaguientá", que em português significa "quem faz acontecer", reflete a essência do programa que é estimular a proatividade e a busca incessante por soluções.
“Nós vendemos muito Cabo Verde, principalmente a ilha do Sal, como um local de relax, um lugar de ‘no stress’, e às vezes acabamos por transmitir essa mentalidade para os nossos jovens principalmente, e o que gera algum comodismo. Nós queremos exatamente mexer com esse comodismo e desenvolver uma mentalidade muito mais pró-ativa”, explicou.
"Acreditamos que, neste momento, estamos em condições de trazer um programa mais estruturado e de maior impacto, que possa ter resultados mais palpáveis e duradouros", continuou Samir Pereira.
O programa foi "inteligentemente desenhado em duas tribos" para atender às diversas etapas do percurso empreendedor.
A tribo “Launcher” é dedicada aos projetos em fase inicial, desde a conceção da ideia até os três primeiros anos de atividade.
O foco aqui, conforme a mesma fonte, será na validação do conceito, na estruturação do negócio e na implementação de todas as áreas cruciais, desde as finanças e o marketing até os aspetos legais e operacionais.
A tribo “Booster” é pensada para empreendedores mais experientes, com mais de três anos de atuação, que desejam escalar seus negócios, inovar em seus produtos e serviços, e alcançar novos patamares de crescimento e rentabilidade.
Com uma duração de oito meses para ambas as tribos, o programa “Xpedientá” oferecerá 32 semanas de trabalho intensivo.
Os participantes terão “acesso privilegiado” a sessões de formação mensais, mentorias individuais e em grupo com empresários e profissionais experientes, além de consultoria e assistência técnica especializada.
Conforme ainda o gestor Samir Pereira, o objetivo é “dotá-los de todas as ferramentas necessárias para não apenas criar, mas também sustentar e expandir seus negócios”.
A Tui Foundation espera que o “Xpedientá” resulte na formalização e validação de novos modelos de negócio, no desenvolvimento de produtos "prontos para o mercado" e, crucialmente, na capacidade dos empreendedores de atrair investimento e financiamento.
Seja através de instituições financeiras, “business angels” ou fundos de capital de risco, o programa preparará os participantes para se conectarem com as oportunidades de crescimento.
Em última análise, o “Xpedientá” visa fortalecer a economia local, capacitando os empreendedores a criar negócios que sejam não só economicamente viáveis, mas também social e ambientalmente responsáveis, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável na ilha do Sal.
NA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar