Espargos, 24 Mai (Inforpress) – O estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, foi palco hoje de uma “vibrante jornada” desportiva com a realização dos Jogos Escolares do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico.
O evento, que visa promover a inclusão e a prática desportiva entre os mais jovens, contou com a participação de centenas de alunos, professores e pais.
A delegada da Educação local, Lucialina Alfama, destacou a importância da iniciativa, sublinhando que é a continuidade dos Jogos Escolares que tem vindo a acontecer com alunos de outros ciclos.
"O objectivo é que todos os alunos participem. Não podemos fazer jogos escolares só para aqueles que vão participar das Olimpíadas, então é uma forma de dar continuidade e também de fazer com que os alunos se sintam incluídos nessas actividades”, explicou.
Segundo a mesma fonte, todos iniciam o ano já pensando nessa participação, embora reconheça a necessidade de uma selecção.
"Mas todos aqueles que participam são sempre alunos que ficam contentes, é uma alegria. É um dia bastante diferente e que estão todos contentes e que nem se preocupam com o sol, querem é participar”, concluiu.
Por sua vez, a vereadora da Educação, Maria João Brito, reforçou o compromisso da câmara municipal com a educação e o desporto.
"A câmara municipal tem sido uma parceira sempre presente nos jogos escolares, já somos parceiros da educação porque nós também queremos que a nossa ilha tenha uma educação de qualidade", sublinhou.
Destacou a importância do desporto para a saúde dos munícipes, enfatizando que a prática desportiva desde cedo é fundamental.
"É uma grande iniciativa do Ministério da Educação, visto que se queremos ganhar nas Olimpíadas de Desporto Escolar, temos de começar com os mais pequenos. Prepará-los, discipliná-los para a prática”, disse.
Maria João Brito felicitou o Ministério da Educação, a Delegação Escolar, os professores e, principalmente, os pais pela participação activa, que contribui para a motivação dos alunos.
O evento no Estádio Marcelo Leitão demonstrou o poder do desporto escolar em unir a comunidade e fomentar valores como a inclusão, a disciplina e a alegria da participação, preparando os futuros talentos desportivos da ilha do Sal.
Vencedores/Gincana desportiva:
1.º Ano:
1.º lugar: Escola Zeca Ramos
2.º lugar: Escola Pretória
3.º lugar: Escola Nova
2.º Ano:
1.º lugar: Escola Nova
2.º lugar: Escola Pretória
3.º lugar: Escola Zeca Ramos
3.º Ano:
1.º lugar: Escola Pretória
2.º lugar: Escola Nova
3.º lugar: Escola Kim Barboza
4.º Ano:
1.º lugar: Escola Nova
2.º lugar: Escola Pretória
3.º lugar: Escola Zeca Ramos
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar