Santa Maria, 19 Fev (Inforpress) – O Instituto de Turismo de Cabo Verde (ITCV) reuniu hoje à mesma mesa na ilha do Sal várias instituições que têm alguma responsabilidade, directa ou indirecta, no sector turístico, visando “estudar” estratégias de regulação e fiscalização.
Um encontro que começa pelo Sal, contando com parceiros como a Câmara Municipal, Polícia Nacional, Inspecção Geral da Actividade Económica, Delegacia de Saúde, Ministério da Agricultura e Ambiente, entre outros.
Conforme o presidente do ITCV, Jair Fernandes, reunir à mesma mesa responsáveis que estão ligados ao turismo é um sinal “claro” relativamente à regulação e da própria fiscalização das actividades turísticas na ilha do Sal.
“Santa Maria e a ilha do Sal, em particular, por razões óbvias, onde concentra mais de 60% do sector, exige uma atenção especial e uma atenção redobrada. Isso pressupõe apertar a nível da intervenção do estado, ter também aqui a consciência clara de que não está bem para que possamos actuar de forma eficaz e eficiente”, sublinhou.
Para Jair Fernandes, isso significa ter a mesma narrativa e a mesma comunicação institucional, para depois passar a garantia para os operadores de que as instituições públicas estão a actuar dentro das suas áreas que a lei lhes garante.
O encontro, conforme explicou o presidente do ITCV, é no sentido de ter uma “actuação concertada, pedagógica e preventiva”, tendo em consideração que o turismo pode trazer ganhos a todos e a todos os níveis.
“Basta salientar a necessidade de reforçar esforços na cobrança das taxas, ou seja, estamos a falar de um valor de quase dois milhões de euros de taxas que as unidades retiveram mas que não repassaram no Estado, o que pressupõe que a partir de agora, há investimentos a serem realizados, mas que carecem, do suporte financeiro que advém da cobrança das taxas”, continuou.
Neste sentido, sinalizou a questão das vistorias, destacando que há unidades, tanto no Sal, como noutras ilhas, sobretudo na ilha de Santiago, que neste momento estão em situação de informalidade ou estão noutras situações que “carecem o respeito à lei”.
Os encontros com os parceiros vão continuar durante a tarde de hoje, desta feita com responsáveis dos empreendimentos turísticos no Sal.
Para amanhã, 20, o encontro será mais alargado, para abranger todos os operadores turísticos da ilha.
NA/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar