Ilha do Sal: INMG faz atualização sobre nova onda tropical nos próximos dias

Inicio | Ambiente
Ilha do Sal: INMG faz atualização sobre nova onda tropical nos próximos dias
18/08/25 - 02:06 pm

Espargos, 18 Ago (Inforpress) – O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) divulgou hoje uma atualização sobre as condições do tempo no arquipélago, informando que a última onda tropical continua a influenciar o clima, trazendo precipitação para as próximas 24 horas.

De acordo com o boletim do INMG, as ilhas do Sotavento devem esperar chuva fraca, por vezes moderada, com possibilidade de trovoadas ocasionais. 

Para as ilhas do Barlavento, a previsão é de chuvisco ou chuva fraca.

Para o dia 20 de Agosto, a expectativa é de chuvisco ou chuva fraca, principalmente nas áreas montanhosas do Sotavento.

A partir do dia 22 de Agosto, o país estará sob a influência de uma nova onda tropical. 

Inicialmente, o sistema afetará as ilhas orientais (Sal e Boa Vista), e gradualmente se estenderá para o restante do arquipélago no dia 23.

Nesse período, o INMG prevê a ocorrência de precipitação de intensidade variável, ocasionalmente acompanhada de trovoadas.

Em adição às informações do boletim, o INMG emitiu um aviso para as condições de visibilidade e estado do mar para as próximas 24 horas.

A visibilidade estará boa (igual ou superior a 10 quilómetros), mas poderá ficar temporariamente moderada (igual ou inferior a 8 quilómetros) devido à entrada de poeira e durante a ocorrência de precipitação.

O vento sopra de Nordeste/Este-Nordeste, com intensidade bonançoso ou moderado (12 a 28 km/h), soprando de Sudeste/Este-Sudeste em Sotavento.

Quanto ao estado do mar, para Barlavento: ondas de Norte-Nordeste/Nordeste de 1.0 a 2.0 metros de altura, podendo atingir 1.5 a 2.5 metros mais a Noroeste/Norte do arquipélago. Localmente, ondas de Sudoeste a rondar 1.0 metro em Zonas Costeiras Sul.

Já nas ilhas de Sotavento: ondas de Sul de 1.0 a 2.0 metros de altura, e de Norte-Nordeste/Nordeste em Sectores Inter-Ilhas. 

Localmente, ondas a rondar 1.0 metro em Zonas Costeiras Norte.

As autoridades recomendam que a população se mantenha atenta aos comunicados oficiais e tome as precauções necessárias.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar