Espargos, 26 Mai (Inforpress) – O Grupo Parlamentar (GP) do Movimento para a Democracia (MpD) iniciou hoje as jornadas descentralizadas na ilha, com uma agenda focada em auscultar as realidades e desafios locais, especialmente nos sectores do turismo e desenvolvimento comunitário.
A visita, que se estende até ao dia 28 de Maio, arrancou com encontros conjuntos de alto nível com representantes do Ministério do Turismo e do Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas e os projectos em curso no principal motor económico da ilha.
Na sequência das reuniões, a delegação do GP do MpD realizou uma visita aos bairros de Alto Santa Cruz e Alto São João.
Esta etapa, conforme o deputado nacional, Aniceto Barbosa, sublinhou o compromisso do grupo em compreender as necessidades das comunidades locais e os impactos das políticas públicas no dia a dia dos cidadãos.
“O objectivo desta visita é de fazer um estudo e avaliação do impacto das políticas governamentais para a ilha do Sal por isso estamos a visitar a zona de Alto São João para vermos quais as políticas que o Governo tem em relação a esta zona e ao Sal, no geral, e pudemos constatar que as políticas encontram-se numa fase bastante avançada”, explicou.
Destacou a erradicação das barracas de Alto São João e em Alto Santa Cruz e disse que constataram um arranque do processo de eliminação de barracas e prometeu pressionar junto ao Governo para criar condições para resolver o problema de habitação na ilha.
“O GP do MpD, para além do suporte ao Governo, tem também uma voz crítica no parlamento nesta que é uma fase crítica também de avaliação de todos os projectos do Governo, tendo em conta que falta um ano para as eleições, para entendermos onde acelerar os passos para cumprir com os programas extipulados”, continuou.
Lembrou que a erradicação das barras de Alto São João e Alto Santa Cruz são dois projectos do programa do Governo que, em concertação com a Câmara Municipal do Sal, têm trabalhado para melhorar a habitabilidade da população.
Aniceto Barbosa concluiu afirmando que os desafios continuam, mas que “este Governo tem apostado em resolvê-los”.
As jornadas do GP do MpD na ilha do Sal visam ainda inteirar-se, "in loco", dos problemas e das propostas de soluções em diversas áreas socioeconómicas, incluindo infra-estruturas rodoviárias e aeroportuárias, saúde, educação e agronegócios.
O balanço final destas jornadas descentralizadas será apresentado à imprensa na rua Pedonal de Santa Maria, na próxima quarta-feira.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar