Ilha do Sal: Governo reafirma compromisso com o crescimento da ilha no dia do seu município

Inicio | Política
Ilha do Sal: Governo reafirma compromisso com o crescimento da ilha no dia do seu município
15/09/25 - 05:47 pm

Espargos, 15 Set (Inforpress) - O primeiro-ministro celebrou hoje os progressos e reafirmou o compromisso do Governo com o desenvolvimento do Sal, destacando o crescimento do turismo e a melhoria das infra-estruturas e dos serviços nesta ilha, considerada um motor económico do país.

No discurso proferido na Câmara Municipal do Sal em celebração do dia do município, Ulisses Correia e Silva realçou que a ilha tem razões para celebrar o seu percurso.

Segundo o primeiro-ministro, dados indicam um aumento no número de turistas, a construção de novos hotéis e um forte crescimento da oferta de alojamento.

“O aumento da confiança do Sal como destino seguro para o turismo e para o investimento, o aumento do número de companhias que operam no regime low cost, charter e regular, ao longo de todo o ano e que turismo faz-se sentir no emprego e no rendimento”, sublinhou.

Além do turismo, Correia e Silva enumerou vários investimentos públicos e privados em curso, como a construção da estrada Espargos-Santa Maria e de um novo pontão, bem como a segunda fase de ampliação do Porto da Palmeira e a construção de um parque de contentores.

O governante mencionou também melhorias na saúde, energia e segurança pública, com a construção de uma nova central eléctrica e o reforço do policiamento em Santa Maria.

O primeiro-ministro reconheceu que o crescimento traz desafios, como a pressão sobre as infra-estruturas e o custo de vida. 

Para mitigar o problema da habitação, ele anunciou um aumento na bonificação da taxa de juro para crédito jovem.

No seu discurso, Ulisses Correia e Silva também destacou a melhoria dos transportes aéreos com a adição de duas novas aeronaves à frota da companhia nacional.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, reforçou o optimismo ao lado do primeiro-ministro. Iniciou o seu discurso celebrando a padroeira da ilha, Nossa Senhora das Dores, e enfatizou a união entre a espiritualidade e a cidadania.

Lopes agradeceu a presença do chefe do Governo e afirmou que, "nunca na história da ilha do Sal houve mais investimentos do Governo, da câmara municipal e até dos privados" do que nos últimos anos.

O edil salense argumentou que os factos são visíveis, citando o crescimento sustentável da ilha e o crescente interesse de cabo-verdianos e estrangeiros em visitá-la e viver nela.

Júlio Lopes também destacou a parceria desenvolvida desde 2016 entre o Governo e a Câmara Municipal do Sal, considerando-a como a principal responsável pelos “bons resultados” alcançados em todas as áreas, especialmente a económica, reforçando a importância do trabalho conjunto para o sucesso da ilha.

NA/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar