Ilha do Sal: Formações sobre serviços financeiros chegam ao Sal para empoderar consumidores

Inicio | Economia
Ilha do Sal: Formações sobre serviços financeiros chegam ao Sal para empoderar consumidores
26/05/25 - 09:37 pm

Espargos, 26 Mai (Inforpress) – A Associação para a Defesa do Consumidor (Adeco), em parceria com o Banco de Cabo Verde (BCV), apresentou hoje, na ilha do Sal, o “Estudo Serviços Financeiros”, realizada no âmbito do projecto “serviços financeiros fácil para todos”.

A formação visa capacitar os cidadãos com conhecimentos essenciais para uma gestão financeira mais consciente e informada.

As duas sessões de formação, que aconteceram em Espargos e em Santa Maria, e que visavam dotar os participantes de conhecimentos essenciais para uma gestão financeira mais consciente e informada, contaram com um número significativo de participantes, demonstrando o grande interesse da comunidade local em aprofundar a sua literacia financeira.

Conforme a representante da Adeco na ilha do Sal, Sally Delgado, esta formação está enquadrada numa das vertentes da Adeco, que é de formação financeira, e desta feita foi realizado um estudo sobre os serviços sociais, destinado às pessoas do cadastro social um e dois, na ilha do Sal.

“Esta é uma formação voltada mais para os consumidores do cadastro social um e dois, mas foi aberta aos consumidores em geral que se mostraram interessados nesta matéria, com intuito de passar o máximo de informações sobre os serviços financeiros fáceis para todos”, explicou.

O estudo visa apresentar aos consumidores as ofertas de serviços financeiros disponibilizadas por bancos e instituições de microfinanças, de modo a que possam inteirar-se das opções disponíveis no mercado, permitindo-lhes tirar conclusões comparativas, sobre as instituições que oferecem melhores condições de acordo com os seus interesses.

O estudo foca em cinco tópicos, sendo eles, conta poupança, crédito à habitação, crédito ao consumo, crédito para formações universitárias e taxas de serviços bancários.

“O Banco de Cabo Verde está aqui como parceiro para apresentar os temas do estudo e vai acontecer em diferentes ilhas, mas para as pessoas que precisam de acompanhamentos ou de outras informações a Adeco vai estar disponível com um gabinete para este efeito”, continuou.

A iniciativa conjunta entre o BCV e a Adeco, dentro do projecto "serviços financeiros fácil para todos" demonstra o “compromisso” em tornar o conhecimento financeiro mais acessível.

O objectivo é assegurar que os consumidores estejam mais bem preparados para gerir as suas finanças pessoais e tirar o máximo proveito das oportunidades oferecidas pelo sistema financeiro do país.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar