Ilha do Sal: Escola de circo Artatrak procura espaço maior para acolher mais crianças

Inicio | Cultura
Ilha do Sal: Escola de circo Artatrak procura espaço maior para acolher mais crianças
29/03/25 - 08:20 pm

Santa Maria, 29 Mar (Inforpress) – A escola de circo para iniciantes, Artatrak, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, procura parcerias para abrir um espaço maior na ilha e acolher mais crianças interessadas nessa forma de arte performática.

Criada no ano 2019, a escola tem, actualmente, capacidade de receber apenas 20 crianças e adolescentes devido à falta de um espaço adequado para essa arte que engloba diversas modalidades artísticas.

Conforme uma das responsáveis pela escola, Cassandra May Raineri, o objectivo da escola é proporcionar às crianças da ilha uma actividade diferente que combina, música, dança e desporto, mas por agora a escola enfrenta algumas dificuldades, nomeadamente, encontrar um espaço com altura suficiente para algumas modalidades.

“O nosso objetivo é fazer um trabalho com as crianças daqui de Santa Maria e quem sabe incentivá-las a uma carreira no circo, embora ainda não tenhamos muitas condições aqui para treinar com espaço adequado para as actividades que praticamos”, sublinhou.

A Artatrak busca, “activamente”, parcerias para encontrar um espaço maior e mais adequado, que permita a inscrição de mais alunos e a realização de espectáculos.

A escola também precisa de apoio para adquirir equipamentos de segurança e materiais didácticos, muitos dos quais são importados da Europa.

É neste sentido que vem recorrendo ao apoio de parceiros para, “pelo menos”, encontrarem um espaço que possa possibilitar a inscrição de um número maior de alunos.

Cassandra May Raineri frisou ainda que a intenção é, no futuro, trazer profissionais de outros países para workshops e dar uma outra dinâmica para o circo na ilha do Sal e, quem sabe, levar a magia do circo a mais comunidades.

Enquanto isso, a falta de espaço e de equipamentos adequados limita o desenvolvimento dos artistas e a frequência dos espectáculos.

Além disso, a ilha carece de espaços culturais equipados para receber espectáculos circenses, o que dificulta a divulgação do trabalho da escola e o acesso da comunidade à arte circense.

Com o apoio da comunidade e de parceiros, a Escola de Circo Artatrak espera realizar o sonho de um espaço maior e mais equipado, onde a magia do circo possa florescer e transformar a vida de muitas crianças na ilha do Sal.

A Escola de Circo Artatrak é um espaço de aprendizado para aspirantes a artistas circenses, na ilha do Sal, que ambiciona expandir as suas instalações para acolher um número crescente de crianças e adolescentes apaixonados pela arte circense.

NA/HF

Inforpress/Fim

Partilhar