Ilha do Sal: Égua Nancy de Santo Antão vence corrida de cavalos em Santa Maria

Inicio | Desporto
Ilha do Sal: Égua Nancy de Santo Antão vence corrida de cavalos em Santa Maria
29/09/25 - 01:18 pm

Santa Maria, ilha do Sal, 29 Set (Inforpress) – A égua Nancy, de Santo Antão, e o jóquei Joel Rocha foram os vencedores da corrida de cavalos realizada neste domingo, em Santa Maria, no âmbito das festividades do Município do Sal, superando 12 adversários de outras ilhas.

A competição, que reuniu 13 cavalos provenientes do Sal (oito), São Nicolau (três), São Vicente (um) e Santo Antão (um), culminou num “espectáculo vibrante” após quatro séries eliminatórias.

Na grande final, Nancy assegurou o primeiro lugar, deixando para trás Varsóvia do Sal, em segundo, Suihara de São Nicolau, em terceiro, e Fénix do Sal, em quarto.

O percurso até à final viu as vitórias nas séries eliminatórias distribuídas entre Suihara (1.ª série), Varsóvia (2.ª), Xerife (3.ª) e Nancy (4.ª).

Numa série extra para a disputa do 5.º ao 8.º lugares, Mamy de São Nicolau levou a melhor.

O proprietário da égua vencedora, Stivan Silva, foi distinguido como o melhor treinador do evento, enquanto o prémio de jóquei revelação foi atribuído a Sidney, montador do cavalo 100 Sombra do Sal.

O jóquei Joel Rocha e o proprietário Stivan Silva expressaram grande satisfação, com este último a confessar ter vindo de Santo Antão com o objectivo de vencer, fruto de "muito esforço e treino" e investimentos contínuos.

Por sua vez, o presidente da Associação de Hípica do Sal, Balta Nascimento, destacou que o evento decorreu "dentro da normalidade sem nenhum incidente", mas alertou para as dificuldades logísticas na deslocação de cavalos de outras ilhas e manifestou preocupação com a reincidente invasão da pista pelo público, um comportamento que "coloca em risco as vidas das pessoas, dos cavalos e dos jóqueis".

Olhando para o futuro, Balta Nascimento revelou que as associações estão a trabalhar activamente para a criação de uma Federação de Hipismo em Cabo Verde, um passo essencial para a construção do primeiro hipódromo no país com "todas as condições necessárias".

A encerrar o ciclo de festividades, o vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Euclides Silva, enfatizou que as provas de hipismo encerram o período festivo "em grande", após mais de dois meses de actividades desportivas que envolveram mais de 400 dirigentes e atletas.

No final foi entregue medalhas de participação a todos e troféus e prémios monetários até ao sexto lugar.

Assim, a égua Nancy levou um prémio no valor de 200 mil escudos, Varsóvia que ficou como segunda classificada levou 150 mil escudos e Suihara, terceiro lugar, 100 mil escudos.

Fenix do Sal, em quarto lugar foi premiado com 70 mil escudos, Mamy de São Nicolau, em quinto lugar, 60 mil e Raça Mau de São Vicente que ficou na sexta posição levou 50 mil escudos.

 NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar