
Espargos, 16 Fev (Inforpress) – O bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, saudou hoje, de “forma afectuosa”, a nomeação de Dom Teodoro Tavares para a Diocese de Santiago, aproveitando para enaltecer o contributo “sábio e generoso” do cardeal Dom Arlindo Furtado.
Em declarações à imprensa a partir da ilha do Sal, Dom Ildo Fortes reagiu com “muita alegria” ao anúncio feito pela Santa Sé sobre a escolha do sucessor de Dom Arlindo Furtado, que apresentou a sua renúncia ao governo pastoral após ter atingido o limite de 75 anos de idade.
“Queremos agradecer muito ao senhor Dom Arlindo a forma tão sábia e generosa como ele tem conduzido a Diocese do Mindelo, num primeiro momento, e depois a Diocese de Santiago, e a sua grande disponibilidade para o serviço”, afirmou o prelado de Mindelo, sublinhando que a Igreja em Cabo Verde deve muito ao seu contributo como homem, pastor e cardeal.
Relativamente ao novo bispo de Santiago, Dom Teodoro Tavares, que até agora servia na Diocese de Ponta de Pedras, no Brasil, Dom Ildo Fortes destacou a relação de proximidade e amizade de longa data que os une.
“É um velho amigo, um colega da Universidade, fizemos juntos a Teologia, fomos nomeados e ordenados bispos no mesmo ano”, revelou, desejando que o novo titular da Diocese de Santiago continue a ser um “pastor dinâmico, vivo e próximo”, conforme as orientações do Papa.
Questionado sobre uma possível vinda do Papa Leão XIV a Cabo Verde, o bispo do Mindelo mostrou-se optimista, acreditando que tal poderá acontecer no quadro das comemorações dos 500 anos da Diocese de Santiago.
“Nós temos reiterado o nosso convite e o nosso desejo em que ele venha. Estou certo de que, nesta preparação para os 500 anos da Diocese de Santiago, iremos ter a visita do Papa”, sublinhou.
Dom Teodoro Tavares deverá tomar posse no dia 13 de Maio. Até lá, o cardeal Dom Arlindo Furtado permanecerá à frente da Diocese de Santiago na qualidade de administrador apostólico.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar