Ilha do Sal: Cabo Verde lança primeiro “Policy Hackathon” para impulsionar ecossistema de inovação

Inicio | Política
Ilha do Sal: Cabo Verde lança primeiro “Policy Hackathon” para impulsionar ecossistema de inovação
02/06/25 - 12:35 pm

Santa Maria, 02 Jun (Inforpress) – O Governo procedeu hoje, na ilha do Sal, ao lançamento oficial do primeiro Policy Hackathon de Cabo Verde, uma peça legislativa estratégica que visa impulsionar o ecossistema de inovação nacional.

A iniciativa, que reúne empreendedores, parceiros institucionais e especialistas em um esforço colaborativo para a cocriação do Cabo Verde Startup Act, é promovida através do Ministério da Economia Digital, em parceria com a Pró-Empresa e a Cabo Verde Digital, com o financiamento do Banco Mundial.

Conforme o coordenador da Cape Verde Digital, Milton Cabral, o Policy Hackathon é um espaço de cocriação com a comunidade local e identificação das oportunidades e dos desafios que os empreendedores enfrentam no mercado em Cabo Verde.

Explicou que "é uma sessão de trabalho muito dinâmica e muito participativa" com foco em identificar as contribuições reais, os desafios e as oportunidades do sector empresarial e do ecossistema de empreendedorismo na ilha.

Segundo Milton Cabral, as contribuições levantadas durante o “hackathon” vão depois reflectir-se num diploma legal, que fará parte de uma matriz maior que se enquadra no projecto Digital Cabo Verde, financiado pelo Banco Mundial.

O objectivo do evento, que marca uma nova etapa na “construção participativa” do Cabo Verde Startup Act, é criar um ambiente de negócios “mais favorável, inclusivo e competitivo” para as empresas nascentes.

A iniciativa está alinhada com o pacote estratégico de mais de 2,2 milhões de dólares, apresentado pelo Governo em 05 de Maio, com o propósito de acelerar a inovação e consolidar os pilares da economia digital cabo-verdiana.

Em cada sessão, até 65 participantes trabalharão em grupos colaborativos para propor soluções concretas, garantindo que o Startup Act seja construído de forma inclusiva e adaptada à realidade nacional.

Os participantes são predominantemente da comunidade empreendedora da ilha do Sal nesta primeira edição.

No entanto, o Policy Hackathon terá abrangência nacional, sendo que após o Sal, a iniciativa seguirá para Mindelo no dia 04 de Junho e culminará na cidade da Praia no dia 06 do mesmo mês.

NA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar