Ilha do Maio regista diminuição nas aprovações escolares em 2024/25 devido ao fraco desempenho nas provas nacionais

Inicio | Sociedade
Ilha do Maio regista diminuição nas aprovações escolares em 2024/25 devido ao fraco desempenho nas provas nacionais
08/08/25 - 01:10 pm

Porto Inglês, 08 Ago (Inforpress) – A ilha do Maio registou uma redução na taxa de aprovações escolares, que passou de 81,6 por cento (%) para 77% no ano lectivo 2024/25, devido à “baixa prestação dos alunos nas provas nacionais”.

Em declarações à Inforpress, a delegada do Ministério da Educação na ilha, Maria Ribeiro, apontou que as maiores dificuldades foram verificadas no 8.º ano de escolaridade, que apresentou um equilíbrio entre aprovações e reprovações, e no 12.º ano, devido ao fraco desempenho nos exames nacionais.

Especificamente, no ensino secundário a taxa de aprovação foi de “apenas” 70,8%, enquanto as reprovações representaram 27%. 

Já no Ensino Básico Obrigatório (EBO) a taxa de aprovação foi de 81,8%.

A diminuição das aprovações a nível da ilha é justificada pelo “fraco desempenho” dos alunos nas provas nacionais, pelo que, a delegação do Ministério da Educação vai reunir todos os intervenientes no início do próximo ano lectivo para analisar os baixos resultados.

“É uma prova com muito peso. Acho que temos de trabalhar mais junto dos pais e encarregados de educação, dos próprios alunos e dos directores de turma sobre a importância da Prova Nacional”, disse Maria Ribeiro, garantindo que existe uma uniformização dos conteúdos a nível nacional.

Apesar da diminuição nas aprovações, Ribeiro faz uma avaliação positiva do ano lectivo 2024/25, citando melhorias no segundo ciclo, isto é, no 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade.

A taxa de abandono escolar situou-se em 1,75% no EBO e 0,75% no ensino secundário, situação que, segundo a mesma fonte, está associada à emigração de estudantes.

Neste momento, a delegação escolar prepara o arranque do próximo ano lectivo, prevendo-se já uma nova diminuição no número de alunos nas escolas da ilha.

RL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar