Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) - O investigador sociocultural cabo-verdiano Ildo Rocha Fortes estreia neste domingo a rubrica “Roteiro Desportivo”, na cidade de Tomar (Portugal), com uma homenagem ao antigo futebolista crioulo António Eduardo Fortes, “lenda de futebol” desta urbe portuguesa.
Segundo informações avançadas por este antigo jornalista da Inforpress, há muito a residir em Portugal, o programa será divulgado em directo pela Rádio de Cabo Verde, no programa Nação Global, a partir do Estádio António Eduardo Fortes, entre às 11: 00 e 12: 00.
“Será uma homenagem a essa lenda de futebol da cidade de Tomar, jogador do Mindelense de São Vicente entre 1960 e 1961”, avançou Ildo Rocha, sublinhando que o homenageado nasceu em São Vicente a 13 de Novembro de 1938.
“A lenda de futebol cabo-verdiano António Eduardo Fortes, Totói como era carinhosamente conhecido, natural de São Vicente, é uma das figuras que deixou marcas em Tomar, cidade onde viveu e trabalhou, tendo sido jogador da União de Futebol, Comércio e Indústria, de várias outras equipas portuguesas além de treinador”, esclareceu Rocha Fortes.
A edição primeira deste “Roteiro Desportivo” vai ser “apresentada no dia da primeira jornada do campeonato distrital, entre União de Futebol Comércio e Indústria de Tomar e Clube Desportivo Torres Novas, duas equipas com treinadores de origem cabo-verdiana - Nuno Rodrigues da União de Tomar e Eduardo Fortes filho do Totói.
Enquanto jogador, escreve o investigador, António Eduardo Fortes fez 110 jogos, marcou sete golos, tendo passado pelas equipas Farense, Lusitano de Évora, Peniche, Tramagal, Clube Desportivo de Fátima e Materna de Tomar.
“Figura emblemática de União de Tomar como jogador, sagrou-se campeão da III Divisão Nacional nos finais da década de 60 e inícios da década de 70 do século passado”, realçou.
Totói faleceu a 3 de Julho de 2020, tendo dedicado grande parte da sua vida ao futebol com paixão e respeito ao adversário. Após a sua morte, a Câmara Municipal de Tomar decidiu dar o seu nome ao estádio municipal.
Promovida pelo investigador sociocultural Ildo Rocha Ramos Fortes, antigo jornalista da Agência Cabo-verdiana de notícias e olaborador de vários jornais e revistas, a iniciativa conta com o envolvimento da família de António Eduardo Fortes, em parceria com a Câmara Municipal de Tomar, União de Futebol de Comércio e Indústria de Tomar e Instituto Politécnico de Tomar.
Pelo duplo simbolismo que representa “esse grande acontecimento” a organização convida todos os tomarenses a assistir ao programa da RCV, seguido do jogo de futebol pelas 16:00 locais (14:00 de Cabo Verde).
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar