IILP e Associação para Estudar lançam Antologia de Contos internacional “Minha Língua, Minha História e o Meu Destino"

Inicio | Cultura
IILP e Associação para Estudar lançam Antologia de Contos internacional “Minha Língua, Minha História e o Meu Destino"
04/06/25 - 05:15 pm

Cidade da Praia, 04 Jun (Inforpress) – A Associação para Educar e o Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) apresentaram hoje, na Praia, a Antologia de Contos internacional “Minha Língua, Minha História e o Meu Destino", que contou com a participação de jovens da CPLP.

Iniciativas como estas, segundo o director executivo do IILP, procuram que os jovens, em todos os Países de Língua Portuguesa “invistam na escrita como forma de desenvolvimento da sua criatividade e da sua imaginação”.

“Isto é uma forma, obviamente, de os jovens se apropriarem da língua e fazerem da língua sua”, disse João Neves, em entrevista à imprensa.

Para o responsável do IILP, os jovens, ao fazerem esse exercício de criação de histórias, como aquelas que estão reunidas no livro, estão a desenvolver o “sentido de pertença” a uma determinada comunidade.

“Ao contarem uma história, eles [os jovens] estão também a contar a história daquela que é a sua comunidade”, realçou João Neves, lembrando que, ao todo, foram apresentadas 25 candidaturas e seis foram seleccionadas pelo júri.

O concurso, da iniciativa da Associação para Estudar, conforme frisou João Neves, foi financiado pelo IILP, através do chamado Fundo de Apoio a Pequenos Projectos.

Acrescentou, ainda, que esses pequenos projectos têm impacto no sentido de garantir o acesso de crianças e jovens ao conhecimento, além do desenvolvimento de grupos sociais.

Para João Neves, faz todo o sentido este programa continuar a ser promovido, através de instituições da sociedade civil, “porque elas chegam às pessoas”.

A antologia ora apresentada em formato digital, de acordo com o presidente da Associação para Educar, Adalberto Varela, vai ser disponibilizada, ainda este ano, em formato papel, dependendo do parceiro financeiro que conseguirem mobilizar.

LC/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar