Igreja Adventista do Sétimo Dia reforça diálogo com Governo e projecta maior intervenção social em 2026

Inicio | Sociedade
Igreja Adventista do Sétimo Dia reforça diálogo com Governo e projecta maior intervenção social em 2026
30/12/25 - 01:57 pm

Cidade da Praia, 30 Dez (Inforpress) – O presidente da Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia em Cabo Verde fez hoje um balanço positivo de 2025, salientando o reforço da intervenção social, da cooperação com o Governo e projectos para 2026.

Em declarações à imprensa, Natalino Martins considerou importante o encontro mantido com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no qual a Igreja teve a oportunidade de apresentar as suas preocupações, partilhar o trabalho que vem desenvolvendo no país e dar a conhecer os projectos e o plano de trabalho previstos para o próximo ano.

Segundo explicou, o chefe do Governo manifestou abertura e interesse em cooperar com a Igreja na concretização dos objectivos da referida denominação religiosa, salientando que a mesma tem estado fortemente envolvida no trabalho comunitário, procurando responder a vários desafios sociais que afectam o país.

Em termos gerais, Natalino Martins afirmou que o balanço do ano de 2025 é positivo, uma vez que a Igreja conseguiu alcançar os objectivos definidos no seu plano estratégico.

No que toca às acções desenvolvidas, o responsável destacou o trabalho realizado com jovens dentro e fora da Igreja, através do Ministério Jovem, a intervenção na área da família e o contributo na luta contra o álcool, a violência e a criminalidade em Cabo Verde.

No domínio da saúde, o presidente da Associação das IASD-CV realçou o papel do Ministério da Saúde da Igreja, que organizou várias feiras de saúde em diferentes ilhas do arquipélago, reconhecendo que estas iniciativas visaram a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a sensibilização da população para estilos de vida saudáveis.

Referiu igualmente que a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA) respondeu a emergências em São Vicente durante a tempestade Erin, apoiando mais de 300 famílias, desenvolveu projectos sociais e educativos ao longo do ano e distribuiu donativos recebidos num contentor vindo de Hong Kong a instituições sociais em várias ilhas.

Lembrou ainda que 2025 marcou os 90 anos da Igreja Adventista em Cabo Verde, com um balanço histórico da sua obra e destaque para a colaboração contínua com o Governo, instituições públicas, ONG e parceiros sociais ao longo das décadas.

Para o ano de 2026, prosseguiu o líder religioso da IASD, a Igreja Adventista pretende dar maior atenção à área da saúde, reforçando a sua intervenção nas comunidades.

Martins apontou como prioridade a manutenção do lema “Focados na missão” que, segundo o dirigente, se traduz no compromisso de servir a população de acordo com as suas necessidades.

Natalino Martins salientou ainda que em 2026, a Igreja Adventista prevê a construção de uma clínica, estando em curso contactos com o Governo e com a Câmara Municipal da Praia para identificar um terreno na cidade, para a concretização do projecto.

No final, o presidente da Associação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia deixou uma mensagem de encorajamento à sociedade cabo-verdiana, reconhecendo que o mundo atravessa tempos difíceis, apelando à união, à solidariedade e à confiança em Deus, sublinhando que a fé pode ajudar a ultrapassar as dificuldades e os desafios do quotidiano.

CM/HF

Inforpress/Fim

Partilhar