Cidade da Praia, 19 (Inforpress) – Os inspectores do IGAE estão no terreno nas cidades da Praia e do Mindelo para verificar os preços e a qualidade dos produtos vendidos nas lojas e supermercados durante esta época festiva.
Em declarações à Inforpress, o presidente da Inspecção-Geral das Actividades Económicas (IGAE), Paulo Monteiro, explicou que esta operação ocorre no âmbito de um conjunto de operações que esta instituição tem feito ao longo do ano e que está a ser reforçada neste momento da época festiva.
Elucidou ainda que esta operação está a decorrer de 09 a 23 do corrente mês, mas sublinhou que poderá estender-se por mais dias caso houver necessidade.
Dentro desse plano de operação, assegurou que a IGAE está a fazer inspecção em diversos supermercados, mini-mercados, padarias, lojas, restaurantes, bares, ou seja, em todos os sectores da área económica.
“Estamos a fazer inspecção também nas lojas que vendem brinquedos como bolinhas, pistolas, flechas, entre outros brinquedos prejudiciais que coloquem a vida das crianças em risco”, realçou, avançando que já recolheram alguns brinquedos nestes dias em várias lojas.
O presidente do IGAE avançou que, nestes 11 dias de inspecção, os inspectores já encontraram diversos tipos de infracção, incluindo alguns operadores que estão a funcionar sem alvará, com problemas de cartão dos seus funcionários e com o livro de reclamação, entre outros .
No terreno avançou que esses inspectores estão a fazer inspecção a nível dos preços dos produtos, prazo de validade e ainda se estes produtos estão bem armazenados tendo em conta que, conforme assinalou, muitos produtos nos mini-mercados, sobretudo, carne, peixe, queijo, frango estão guardados no mesmo espaço e isto constitui uma infracção.
Paulo Monteiro afirmou ainda que esta instituição tem estado a receber muitas denúncias por parte dos consumidores sobretudo dos produtos colocados nos minimercados, preço, entre outras denúncias.
O balanco desta operação acontece na próxima semana, segundo Paulo Monteiro.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar