Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) - O Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) vai realizar nos dias 10 e 11 uma formação sobre técnicas de prevenção e tratamento de casos de VBG, visando a “eliminação de todas as formas de violência”.
Em nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a formação, de acordo com o ICIEG, tem como objectivo principal contribuir para a eliminação da violência contra as mulheres e meninas e é destinado aos técnicos do Ministério da Justiça.
A acção acontece no âmbito do projeto "Melhor acesso a recursos e cuidados de qualidade a mulheres e menores vítimas de violência de género nas ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão", liderado pela Fundação Religiosos para la Salud (FRS), os Irmãos Capuchinhos de Cabo Verde e Cáritas Porto Novo, em colaboração com o ICIEG.
O projeto é financiado pela Agência de Cooperação Espanhola (AECID) e tem como meta, de acordo com a instituição, fortalecer as capacidades técnicas das diferentes entidades intervenientes na problemática de violência baseada no género.
De igual modo, a finalidade é também compreender os mecanismos de construção, reprodução e manutenção dos estereótipos de género e as respetivas consequências e conhecer a metodologia de trabalho em rede e melhorar o atendimento dos casos de VBG.
“Gerir a mudança necessária em prol de uma sociedade livre de estereótipos de género e respeitadora da dignidade humana, pelo que esses objetivos serão concretizados em duas etapas, totalizando 32 horas, divididas em dois momentos”, lê-se na nota.
A formação marca o início das capacitações técnicas enquadradas no projecto que visam melhorar a resposta e o atendimento dos responsáveis frente aos casos de VBG na ilha de Santiago.
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar