Cidade da Praia, 25 Nov (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) inicia, terça-feira, 26, na cidade da Praia, a primeira fase do programa "Promoção do Bem-Estar Psicológico em Equipas de Protecção Social em Cabo Verde".
Numa nota enviada à Inforpress, o ICCA explicou que o principal objectivo do programa é fortalecer a saúde mental e o bem-estar das equipas que trabalham em instituições de acolhimento infantil.
“Reconhecendo a relevância da saúde mental para o sucesso organizacional e o impacto positivo no desempenho profissional, o programa visa capacitar os profissionais das instituições de acolhimento para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos”, lê-se na nota.
O projecto tem como meta elaborar um diagnóstico detalhado sobre o bem-estar das equipas e implementar formações em literacia em saúde mental, que incluem o aumento do bem-estar e da motivação das equipas, a redução do burnout e dos conflitos internos.
Maior envolvimento afectivo no trabalho, diminuição da rotatividade de pessoal nas instituições, e a disponibilização de ferramentas para avaliar e intervir na saúde mental de populações vulneráveis são outros dos objectivos preconizados.
Nesta primeira fase, a formação será destinada principalmente ao pessoal operacional, em especial às monitoras, que actuam em instituições de acolhimento localizadas nas ilhas de Santiago, Maio, Fogo e Boa Vista.
O evento vai decorrer no Hotel VIP, na cidade da Praia, e é desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, de Portugal.
JBR/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar