
Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – Operadores turísticos de Ribeira Grande de Santiago participaram hoje num encontro de sensibilização no sentido de estarem atentos aos casos de violência e abuso sexual de menores, acção promovida pelo Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA).
O objectivo é promover a prevenção da violência sexual, reforçar o desenvolvimento socio-emocional infantil e sensibilizar para boas práticas.
Em declaração à imprensa, a diretora do ICCA, Assunção Oliveira, afirmou que a formação de capacitação se centrou numa chamada de atenção dos operadores turísticos para estarem atentos as questões de exploração e violência sexual contra crianças no contexto de viagens e turismo.
“O sector do turismo é muito importante nesta área de proteção e o ICCA desde 2022 está a implementar atividades de sensibilização aos agentes turísticos para estarem atentos a alguma situação que pode configurar exploração”, acrescentou Assunção Oliveira, revelando que posteriormente vai ser criado um plano de trabalho conjunto.
Segundo a mesma fonte, há dados que mostram esta problemática, mas lamenta a falta de denúncia, o que dificulta de certa forma a atuação do ICCA.
“Para ter uma ação tanto do ICCA ou dos setores da justiça, há que haver denúncia por parte da sociedade. É nesse sentido que estamos a fazer essa formação para sensibilizar os operadores”, complementou a diretora, ressaltando a importância de a sociedade denunciar estas situações.
Trata-se de uma actividade de formação que já ocorreu em outros municípios no reforço da prevenção da violência e na promoção de comportamentos saudáveis.
No município de Ribeira Grande de Santiago, Assunção Oliveira, adiantou que 34 agentes turísticos participaram do encontro.
O evento acontece no âmbito das festividades do município durante o mês de Janeiro e do festival "Nhu Santu Nomi".
OS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar