Cidade da Praia, 17 de Set (Inforpress) – O Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto (HUAN) celebrou hoje o nascimento do seu patrono, sob o lema “honrar o passado, cuidar o presente e inspirar o futuro” com foco em respostas para servir mais de perto.
“Nós estamos hoje a celebrar o seu nome, a sua pessoa, a relembrar e a inspirar-nos no legado que ele deixou enquanto profissional de saúde, herói nacional de Angola, mas também enquanto humanista”, disse à imprensa o presidente do Conselho Administrativo do HUAN, Evandro Monteiro, à margem da celebração da data.
O PCA do Hospital da Praia afirmou ainda que a instituição quer construir o futuro no presente com medidas, políticas e planos que visam ter respostas associadas não só à humanização nos cuidados, mas também à inovação tecnológica, aos valores científicos, ao rigor técnico e às melhores decisões a nível da gestão hospitalar e dos profissionais.
Por este motivo, disse acreditar que está a trabalhar e a acompanhar para poder oferecer medidas importantes relativamente, ao despiste, tratamento efectivo, eficaz, rápido, atempado das doenças oncológicas, assim como associado à investigação para saber o que existe e como tratar de melhor forma.
“O acto de hoje tem ainda um outro momento importante que vai ser a colocação de uma primeira pedra, dentro do nosso hospital, para fazermos uma remodelação, de fundo, da praça onde se situa o busto do doutor António Agostinho Neto”, acrescentou, sublinhando que a intenção é dignificar a imagem da pessoa e do espaço onde os utentes e seus familiares possam sentir-se “bem acolhidos”.
A remodelação do espaço, segundo disse, é o primeiro passo para a requalificação de várias áreas do HUAN, nomeadamente, o banco de urgência de adultos.
O embaixador de Angola em Cabo Verde, Agostinho Tavares Neto, começou por agradecer ao Governo de Cabo Verde e ao povo cabo-verdiano por terem atribuído o nome do primeiro presidente de Angola ao hospital da Praia.
“Para Angola é uma honra, um privilégio, termos o nome do primeiro presidente de Angola como patrono deste grande hospital. Hoje, em Angola, comemoramos o dia do herói nacional, dedicado a Agostinho Neto, que era um médico, poeta, um político, um diplomata muito habilidoso”, enfatizou para lembrar que Angola e Cabo Verde têm um laço histórico de amizade e irmandade.
Além da primeira pedra e colocação de flores no busto do Dr. Agostinho Neto, o HUAN fez a entrega de lembranças e doações aos recém-nascidos do dia de hoje, 17 de Setembro.
PC/HF
Inforpress/Fim
Partilhar