Andebol: Presidente eleita traça prioridades para a modalidade em Cabo Verde

Inicio | Desporto
Andebol: Presidente eleita traça prioridades para a modalidade em Cabo Verde
04/04/25 - 12:53 pm

Cidade da Praia, 04 Abr (Inforpress) - A nova presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA) destacou hoje a organização interna e o fortalecimento de parcerias para elevar o andebol a um nível superior como as prioridades para o desenvolvimento da modalidade. 

Em declarações à Inforpress, Ângela Almeida sublinhou que a prioridade inicial passa pelo apoio ao torneio e pela organização da estrutura federativa.

"Temos de organizar a casa primeiro para podermos implementar as mudanças necessárias, e é fundamental preparar os planos para diversas competições e efectuar os diagnósticos necessários", afirmou.

Sobre o fortalecimento das parcerias com patrocinadores e instituições como o Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) e o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), a dirigente defendeu a necessidade de maior visibilidade para a modalidade.

"Temos de aumentar o número de patrocinadores e as participações em competições internacionais. Para isso, precisamos de mais formação para treinadores, professores de educação física e delegados de grupo, bem como criar intercâmbios nacionais", explicou.

Ângela Almeida reconheceu que a visibilidade do andebol tem diminuído e propõe um trabalho conjunto entre a federação, as associações e a comunidade para revitalizar a modalidade.

"No passado, víamos um maior engajamento das pessoas. Hoje temos mais comunicação e mais apoio financeiro, mas precisamos de trabalhar para aumentar a adesão ao andebol, tanto a nível nacional como internacional", salientou.

A nova direção da federação ainda não tomou posse oficialmente, o que ocorrerá no dia 12.

No entanto, revelou que já tem estado em contacto com associações, atletas, clubes, instituições e patrocinadores, preparando-se para avançar com a execução dos seus programas assim que assumir o cargo.

Ângela Almeida iniciou a sua trajectória no desporto aos 12 anos, consolidando-se como uma peça fundamental de várias equipas de andebol sénior feminino, e ao longo da sua carreira, sagrou-se campeã nacional em várias ocasiões e foi distinguida com diversos prémios, incluindo o de melhor atleta.

KA/SR//AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar