Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Cabo Verde/Marrocos afirmou hoje que as autoridades marroquinas manifestaram total abertura para o reforço da cooperação bilateral existente e apelou às autoridades nacionais por maior apoio aos estudantes cabo-verdianos.
Orlando Dias, que fez, esta manhã, o balanço da visita realizada ao Reino de Marrocos, de 12 a 18 de Abril, destacou o acolhimento ao mais alto nível por parte das autoridades marroquinas e o reforço das relações de cooperação entre os dois países.
Durante a visita, a delegação cabo-verdiana manteve encontros com o presidente da casa de representantes de Marrocos, o presidente do Senado, e presidentes de comissões parlamentares especializadas nas áreas de Infra-estruturas, Energia, Sectores Produtivos e Educação.
Foram igualmente recebidos por membros do Governo marroquino, incluindo os responsáveis pelas pastas do Turismo, Artesanato e Desenvolvimento Social e Solidário, Educação, Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável.
Orlando Dias destacou que as autoridades marroquinas manifestaram total abertura para o reforço da já excelente cooperação bilateral existente em diversos sectores.
Avançou que tiveram também a oportunidade de se reunir com estudantes cabo-verdianos residentes em Marrocos, onde foram abordadas preocupações relativas à residência e ao valor reduzido da bolsa de estudos oferecida pelo Governo marroquino, actualmente fixada em cerca de 7.500 escudos cabo-verdianos.
Segundo explicou o deputado, essa preocupação já foi partilhada com o ministro da Educação de Cabo Verde para que o país possa também contribuir com uma parte, tendo proposto um valor adicional de pelo menos 15 mil escudos, considerando que com menos de 20 mil escudos torna-se difícil garantir condições mínimas de vida e estudo.
Assegurou que o governante mostrou-se receptivo e admitiu procurar soluções através da FICASE e outras instituições nacionais.
Neste momento os estudantes cabo-verdianos em Marrocos encontram-se bem integrados, mas enfrentam dificuldades sobretudo no que respeita à questão da residência e ao valor das bolsas de estudo atribuídas pelas autoridades marroquinas.
Durante os encontros, foi também abordada a necessidade de maior divulgação das bolsas oferecidas por Marrocos.
“Foram disponibilizadas recentemente 80 bolsas de formação profissional e apenas quatro estudantes cabo-verdianos se candidataram. Isto pode estar ligado a questões financeiras, mas também à falta de informação e promoção”, sublinhou.
Orlando Dias frisou que esta foi a primeira vez que um Grupo Parlamentar de Amizade do parlamento cabo-verdiano realizou uma visita oficial a Marrocos, sem encargos para o Estado cabo-verdiano, uma vez que todos os custos foram assumidos pelo país anfitrião.
O deputado considerou esta abordagem exemplar e sugeriu que outros grupos de amizade adoptem práticas semelhantes.
O Grupo Parlamentar da Amizade Reino de Marrocos–Cabo Verde é composto por oito membros, sendo quatro deputados do MpD, três do PAICV e uma deputada da UCID e a missão reforçou o compromisso em promover a diplomacia parlamentar e fomentar a cooperação internacional de Cabo Verde com parceiros estratégicos como Marrocos.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar