Cidade da Praia, 27 Fev (Inforpress) - A secretária de Estado para o Ensino Superior informou hoje que se encontra aberto, através do Centro de Ciências LP, em Portugal, concurso para atribuição de bolsas para doutoramento em Biodiversidade e Ciências Naturais e Ciências Agrárias.
Através de um comunicado, a secretária de Estado para o Ensino Superior avança tratar-se de uma oportunidade para que os cabo-verdianos possam candidatar-se às 20 bolsas disponibilizadas para doutoramento em Biodiversidade e Ciências Naturais e para Ciências Agrárias.
O concurso lançado pelo Centro Ciência LP em articulação com instituições de Ensino Superior portuguesas – Consórcios de Escolas – nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Naturais são atribuídas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), recorrendo a dois tipos de financiamento, fundos nacionais oriundos do Orçamento do Estado e fundos provenientes de mecanismos de financiamento europeu.
O processo de atribuição de uma bolsa de doutoramento, conforme o Centro Ciências LP, acontece em três fases distintas, ou seja, a candidatura, a avaliação da candidatura e os procedimentos para a contratualização, todas devidamente mencionadas no aviso de concurso (edital).
Os processos de candidatura, conforme informações do Centro de Ciências LP, na área da Biodiversidade e Ciências Naturais teve início a 20 de Fevereiro de 2024 e decorre até 22 de Abril, enquanto que a candidatura para doutoramento em Ciências Agrárias inicia a 26 de Fevereiro e vai até 22 de Abril.
A instituição considerou ainda a que os consórcios têm como competência promover e estimular a cooperação entre instituições científicas e académicas de países de língua portuguesa, estimular a identificação e o envolvimento de parceiros institucionais a nível científico e académico, assegurar as condições de acolhimento dos bolseiros, entre outros.
O Edital do concurso pode ser descarregado em https://www.ciencialp.pt/bolsas-de-doutoramento/.
PC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar