Governo trabalha para garantir ligações diárias entre São Vicente e São Nicolau - ministro

Inicio | Economia
Governo trabalha para garantir ligações diárias entre São Vicente e São Nicolau - ministro
09/07/25 - 08:25 am

Ribeira Brava, 09 Jul (Inforpress) – O ministro dos Transportes e Turismo anunciou hoje que o Governo está a trabalhar num projecto no sentido de garantir ligações diárias, via aérea ou marítima, entre as ilhas de São Nicolau e São Vicente. 

José Luís Sá Nogueira, que falava na abertura do segundo encontro da Família Soares de São Nicolau, garantiu que o Governo vai resolver o problema dos transportes e da conectividade entre as ilhas. 

Em relação à ilha de São Nicolau, o governante assegurou que está a trabalhar para garantir ligações diárias, ou por via aérea ou marítima, entre as ilhas de São Nicolau e São Vicente, garantindo que a ideia é ter uma intermodalidade entre as duas ilhas.

“Há uma relação muito forte entre São Nicolau e São Vicente, mas também entre São Nicolau e Sal e nós, enquanto Governo, temos uma perceção clara do potencial do turismo de São Nicolau enquanto turismo de natureza, turismo de montanha, um turismo também com forte potencial em termos daquilo que nós chamamos turismo de saúde e lazer”, destacou.

José Luís Sá Nogueira anunciou ainda que o executivo tem um pacote de “mais de 600 mil contos” para São Nicolau, para investir nos caminhos vicinais, com projectos já identificados e em curso.

Neste sentido, o ministro desafiou o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava a apresentar projectos “o mais urgente possível” para serem financiados pelo Fundo do Turismo, pois, sublinhou, “há dinheiro para o desenvolvimento do turismo em São Nicolau, mas é preciso que as câmaras apresentem projetos”.

É que o Governo, assinalou a mesma fonte, tem uma estratégia do turismo “diversificado e desconcentrado”, não é só Sal e Boavista, onde há um produto turístico “muito importante” que é sol e praia, e que tem vindo de facto a trazer muitos turistas para Cabo Verde.

“Mas nós já estamos a diversificar e Santo Antão é um exemplo de turismo sustentável, que tem vindo a atrair muitos turistas, sobretudo da França e da Alemanha, e São Nicolau também tem esse potencial”, realçou.

Por outro lado, o ministro saudou a realização do segundo encontro da família Soares, mostrando a disponibilidade do governo em apoiar a Associação na concretização dos projetos previstos para a ilha de São Nicolau.

WM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar