Governo reitera compromisso de continuar a ser um parceiro activo das Nações Unidas

Inicio | Cooperação
Governo reitera compromisso de continuar a ser um parceiro activo das Nações Unidas
24/10/25 - 10:42 pm

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – A ministra de Estado, Janine Lélis, disse hoje que o Governo reitera o compromisso de continuar a ser um parceiro activo das Nações Unidas para juntos construir um Cabo Verde cada vez mais resiliente, inclusivo e próspero.

"Queremos reafirmar os nossos compromissos com o Sistema das Nações Unidas. Continuaremos a ser uma voz construtiva, um parceiro activo e um país comprometido em ser útil à Comunidade Internacional", garantiu.

Janine Lélis deu essa garantia na cerimónia de comemoração dos 80 anos das Nações Unidas e, ao mesmo tempo, os 50 anos da parceria Nações Unidas e Cabo Verde, que aconteceu na Escola Grande, na Praia.

A ministra que tutela também a pasta da Defesa Nacional, Coesão Territorial e da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, disse que o Governo está "convicto" de que o espírito de colaboração e de confiança mútua que tem pautado esta relação de parceria com o Sistema das Nações Unidas, que ajudará a construir um Cabo Verde cada vez mais resiliente, inclusivo e próspero.

Segundo a governante, as Nações Unidas têm sido uma parceira de "excelência" com Cabo Verde ao longo dos 50 anos de independência, financiando projectos estruturantes, incluindo projectos para a redução da pobreza, para a melhoria do acesso à educação, nos cuidados primários de saúde, a nível da água, da energia, da habitação e na melhoria da segurança alimentar e nutricional. 

"A união faz a força, principalmente, numa conjuntura mundial marcada por guerras e conflitos armados, crises humanitárias e diante da expansão do populismo e do extremismo”, enalteceu a cooperação com a ONU.

Nesta ocasião, felicitou a ONU pela "boa parceria" na implementação do novo quadro de cooperação para o Desenvolvimento Sustentável 2023-2027, assinado em Outubro de 2022, afirmando que constitui, o mais importante instrumento de planificação estratégica conjunta, que está em alinhamento com o PEDS-II e com as Agendas 2030 das Nações Unidas e 2063 da União Africana, entre outras iniciativas importantes.

Janine Lélis felicitou ainda, em nome do Governo, a ONU pelo seu dia e aproveitou para  enaltecer a iniciativa UN80, lançada pelo secretário-Geral da ONU , António Guterres em Março de 2025, que tem como principal propósito, tornar esta organização mais ágil, integrada e eficaz, transformando o funcionamento da organização, num verdadeiro espaço de reflexão, de renovação do multilateralismo e de mobilização da vontade política para a paz e para o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar