Governo reforça apelo ao acesso à educação de criança com Necessidades Educativas Especiais

Inicio | Sociedade
Governo reforça apelo ao acesso à educação de criança com Necessidades Educativas Especiais
22/07/25 - 01:41 pm

Cidade da Praia, 22 Jul (Inforpress) –  O director-geral do Planeamento, Orçamento e Gestão do Ministério da Educação apelou hoje aos pais e encarregados de educação para a importância do acesso à educação das crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com 1.993 sinalizadas no país.

Wilson Moreno avançou estas informações, na cidade da Praia, na abertura da segunda fase de formação destinada aos coordenadores das equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva. 

Na ocasião destacou a importância de sensibilizar pais, encarregados de educação e a comunidade educativa em apoiar o acesso à educação dessas crianças. 

Destacou que o objectivo destas formações é capacitar os profissionais, os técnicos das equipas e coordenadores estatísticos, para conhecerem o novo módulo de avaliação que vai complementar com o processo de sinalização e ter dados separados a nível da educação especial.

“Antes não era possível termos os dados agregados de alunos que têm paralisia cerebral ou síndrome de Down ou outro tipo de necessidades educativas especiais, o que vai permitir conhecermos melhor também a realidade dessas crianças”, referiu Wilson Moreno.

Por outro lado, o coordenador de apoio à Educação Inclusiva do Tarrafal de São Nicolau, João David, frisou ser “uma ferramenta importante” para quem trabalha com crianças com NEE, ao considerar que a avaliação dessas crianças tem sido um desafio.

“Esperamos ter condições para avaliação dessas crianças e satisfazer os desafios da educação inclusiva e trilhar caminhos para o sucesso do ensino”, finalizou João David.

Esta segunda fase de formação, que também decorre a nível nacional, termina na quinta-feira, 24.

OS/AA

Inforpress/Fim

 

Partilhar