Governo reafirma compromisso com políticas assertivas na inclusão de grupos vulneráveis

Inicio | Sociedade
Governo reafirma compromisso com políticas assertivas na inclusão de grupos vulneráveis
11/12/25 - 12:40 pm

Cidade da Praia, 11 Dez (Inforpress) – O ministro da Família afirmou hoje que as iniciativas voltadas para pessoas com deficiência e para ex-reclusos, integradas no Programa IMPACTAR, visam garantir igualdade de oportunidades e reforçar políticas de inclusão social em todo o país.

Em declarações à imprensa, à margem da cerimónia de graduação da segunda edição do programa que promove o empreendedorismo e o empreendedorismo de impacto social, Fernando Elísio Freire sublinhou que o objectivo central é assegurar tratamento especial e medidas assertivas dirigidas a grupos em situação de maior vulnerabilidade.

Segundo o ministro, o Governo pretende “mostrar claramente que todos os cidadãos devem ter igualdade de oportunidades, independentemente da sua condição”, destacando a importância de garantir segundas oportunidades a ex-reclusos que procuram reinserir-se na sociedade.

Reforçou igualmente que as políticas para pessoas com deficiência continuam a ser uma prioridade.

“Tudo aquilo que temos feito ainda é insuficiente para igualarmos as oportunidades. Temos de dar um tratamento muito especial, por isso o Governo está a reforçar investimentos e medidas específicas”, afirmou, sublinhando que a aposta é permitir que estas pessoas ganhem autonomia, criem riqueza e exerçam plenamente os seus direitos.

Depois de uma primeira fase implementada na ilha de Santiago, o programa foi alargado às restantes ilhas, com o executivo a garantir que este tipo de iniciativas é para continuar.

“Queremos que isto seja o normal no novo ciclo de medidas frequentes, assertivas e dirigidas a toda a população cabo-verdiana, especialmente às pessoas com deficiência e aos que precisam de uma segunda oportunidade”, disse.

Fernando Elísio Freire destacou ainda o contributo directo destas políticas para a redução da pobreza extrema no país, que passou de 11% há dez anos para os atuais 2,8%.

“O perfil da população extremamente pobre inclui idosos, pessoas com deficiência, pessoas que precisam de uma oportunidade e jovens sem emprego ou formação. Por isso temos desenvolvido políticas muito focadas nesses grupos”, explicou.

O governante assegurou que a aposta continuará a ser ampliada, com enfoque nacional, para diminuir ainda mais a pobreza extrema e promover a plena integração social.

O Programa IMPACTAR, implementado em parceria com a Associação Business Incubation Center (BIC) e com o apoio da empresa We Care, reforça o compromisso do Govenro em promover a inclusão produtiva, o empreendedorismo jovem e o surgimento de soluções inovadoras para desafios sociais, contribuindo para a autonomização económica das populações e para o combate à pobreza.

A edição nacional de 2025 contou com a participação de 93 jovens, com especial enfoque em mulheres, ex-reclusos e pessoas com deficiência. Deste grupo, 30 projectos foram selecionados para a fase final, representando diversas ilhas do país, Santiago, São Nicolau, São Vicente, Sal, Brava, Santo Antão e Boa Vista.

CM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar