Governo prepara apoio a agricultores e pescadores afectados pelas chuvas em Santiago Norte (c/áudio)

Inicio | Ambiente
Governo prepara apoio a agricultores e pescadores afectados pelas chuvas em Santiago Norte (c/áudio)
01/10/26 - 04:20 pm

Calheta, 01 Out (Inforpress) – A ministra da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas anunciou hoje medidas de resposta aos prejuízos provocados pelas chuvas e pela tempestade Gonzalo, com prioridade para pescadores e famílias que ficaram sem rendimento em Santiago Norte e outras regiões.

Em declarações à imprensa, no final da visita aos concelhos de Santa Cruz e São Miguel, Eveline Ramos avançou que o Governo está a fazer o levantamento dos estragos registados nos sectores da agricultura e das pescas, com vista à mobilização de recursos para apoiar as famílias afectadas.

Segundo a governante, no sector agrícola foram registadas perdas, nomeadamente de bananeiras que se encontravam já numa fase avançada de produção, além das produções da cana-de-açúcar e de prejuízos entre produtores de animais, devido à queda de estruturas provocada pelas condições meteorológicas.

“Alguns agricultores perderam as suas bananeiras, que já estão na fase de produção avançada”, explicou, acrescentando que também foram constatados prejuízos entre produtores pecuários, situação que terá afectado famílias tanto em Santa Cruz como em São Miguel.

Entretanto, é no sector das pescas que, segundo a ministra, os impactos assumem maior dimensão, com várias embarcações danificadas e consequente interrupção da actividade de famílias que dependem directamente da pesca para o seu rendimento.

Em Santa Cruz, foram afectadas cinco embarcações, enquanto em São Miguel os danos atingiram três embarcações de maior porte, destinadas à pesca semi-industrial, e duas embarcações de pesca artesanal.

“Há famílias que estão sem rendimento neste momento”, salientou Eveline Ramos, indicando que a prioridade do Governo é criar condições para que os pescadores possam reparar as embarcações e retomar a actividade o mais rapidamente possível, através do Fundo Autónomo das Pescas.

De acordo com Eveline Ramos, na próxima semana deverão ser desbloqueadas verbas para permitir a reparação das embarcações e o regresso dos pescadores às suas actividades normais.

A governante informou ainda que os impactos da tempestade não se limitaram a Santiago Norte, tendo sido registados danos no sector das pescas noutras ilhas, designadamente na ilha do Fogo, nos municípios de Mosteiros e São Filipe e na ilha do Sal, onde também foram reportadas embarcações afectadas.

Quanto à agricultura, indicou que o levantamento ainda não está concluído, pelo que o ministério não dispõe, neste momento, de uma avaliação exaustiva da dimensão dos prejuízos.

A visita realizada hoje a Santa Cruz e São Miguel teve precisamente como objectivo permitir ao Governo avaliar no terreno os impactos das recentes chuvas, em articulação com as autoridades locais, e definir medidas para apoiar as famílias atingidas.

Eveline Ramos garantiu que, à medida que os levantamentos forem concluídos, serão avaliadas as possibilidades de apoio às famílias afectadas nos diferentes sectores, de forma a contribuir para a recuperação das actividades económicas e reposição dos rendimentos perdidos.

MC/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar