Governo investe 2,7 milhões de contos em infraestruturação escolar em cinco anos – Amadeu Cruz

Inicio | Sociedade
Governo investe 2,7 milhões de contos em infraestruturação escolar em cinco anos – Amadeu Cruz
29/01/26 - 04:32 pm

Porto Novo, 29 Jan (Inforpress) – O ministro da Educação disse hoje em Santo Antão que o Governo investiu nos últimos cinco anos mais de 2,7 milhões de contos em infra-estruturação escolar, conseguindo “resultados extraordinários” nesta matéria, em todo o país. 

Amadeu Cruz, que presidia ao acto de encerramento do conselho alargado do Ministério da Educação, que decorreu na cidade do Porto Novo, entre os dias 27 e 29 de Janeiro, reconheceu, porém, que "é necessário acelerar e fazer mais" tanto ao nível de reabilitação, como de construção de mais escolas.

De entre os investimentos realizados nos últimos anos no arquipélago, o ministro da Educação destacou a construção do liceu da Várzea, na Cidade da Praia, do liceu do Paul, em Santo Antão, e dos complexos educativos do Bairro de Boa Esperança, na Boa Vista, e de Chã de Matias, no Sal.

Em relação à reabilitação, foram abrangidas mais de 350 escolas em todo o país, adiantou o ministro, informando que, no âmbito da Cooperação Luxemburguesa, foram construídas casas de banho em todas as escolas.

Amadeu Cruz diz-se, por isso, “satisfeito” com o balanço da Legislatura em matéria da educação, concluindo que, ao longo dos cinco anos, “tudo fez para melhorar os indicadores da educação” em Cabo Verde.

“Implementamos a mais ampla reforma curricular uma vez implementada em Cabo Verde, que visa aproximar o sistema educativo do país dos padrões de qualidade dos países da OCDE. Com satisfação, dizemos que os resultados demonstram que estamos a caminhar no sentido correcto”, sublinhou o governante.

O ministro da Educação disse ainda que os resultados compilados referentes ao primeiro trimestre deste ano lectivo revelam “melhorias significativas a todos os níveis”, com 91 por cento (%) da avaliação positiva no primeiro ciclo, 85% no segundo ciclo e 91% no secundário.

“Estamos a conseguir os resultados em termos de aprendizagens que colocam os alunos em primeiro lugar”, notou, destacando igualmente os resultados alcançados ao nível do abandono escolar, com a redução da taxa de 6,1% em 2016 para 02% no Secundário e 0,8% no Ensino Básico, actualmente. 

Amadeu Cruz referiu-se igualmente à política de acção social escolar, em que se reforçou o programa de alimentação escolar e sistematizou-se o programa de transporte escolar, mantendo os protocolos com os municípios para a gestão deste serviço.

O conselho alargado do Ministério da Educação debruçou-se, entre outros assuntos, sobre o balanço da Legislatura no domínio da educação.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar